Articulação entre pedagogia e as relações humanas: uma análise dos alunos quíchuas do Instituto Horacio Zevallos Gámez - Cusco

Autores

  • Jesús Wiliam Huanca-Arohuanca Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa
  • Nancy Sapana Valdivia Universidad Nacional San Antonio Abad del Cusco
  • Manuela Daishy Casa Coila Universidad Nacional del Altiplano
  • Kleiber Rosendo Vargas Pacosonco Universidad Nacional del Altiplano

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.907

Palavras-chave:

Pedagogia, relações humanas, educação, autonomia, trabalho em equipe

Resumo

São apresentados os resultados do processo de pesquisa quantitativa, cujo objetivo foi analisar a articulação entre a pedagogia e as Relações Humanas (RH) no contexto da autonomia, ambiente, comunicação e conforto no momento do desenvolvimento dos temas propostos. Participaram setenta alunos selecionados por amostragem intencional com base em critérios, do primeiro semestre do Instituto Superior Pedagógico (ISP) Horacio Zevallos Gámez de Cusco, na qual os dados foram transferidos e analisados ​​com o programa estatístico SPSS. Em conclusão, os problemas existentes levam a apostar em pedagogias alternativas para melhorar o RH entre quem ensina e aprende, uma vez que há sinais de desconforto, aborrecimento e apatia dos interlocutores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jesús Wiliam Huanca-Arohuanca, Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa

    Jesús Wiliam Huanca-Arohuanca es docente e investigador en filosofía, educación, derecho procesal y sociología. Magister en Ética y Filosofía Política por la Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Perú. Maestrante en la facultad de Ciencias Jurídicas en Derecho Procesal y Administración de Justicia por la Universidad Católica de Santa María, Perú. Licenciado en Educación por la Universidad Nacional del Altiplano, Perú.

  • Nancy Sapana Valdivia, Universidad Nacional San Antonio Abad del Cusco

    Nancy Sapana Valdivia es docente en filosofía, psicología y educación. Doctora en Educación por la Universidad Pedro Ruiz Gallo. Licenciada en Educación por la Universidad Nacional San Antonio Abad del Cusco.

  • Manuela Daishy Casa Coila, Universidad Nacional del Altiplano

    Manuela Daishy Casa Coila es docente en biología, física, química y laboratorio. Doctora en Educación por la Universidad Nacional del Altiplano. Licenciada en Educación por la Universidad Nacional del Altiplano.

  • Kleiber Rosendo Vargas Pacosonco, Universidad Nacional del Altiplano

    Kleiber Rosendo Vargas Pacosonco es docente en educación, psicomotricidad y derecho. Magister en Educación por la Universidad Nacional del Altiplano. Licenciado en Educación por la Universidad Nacional del Altiplano.

Referências

Albó, X. (2009). Suma qamaña = el buen convivir. Revista OBETS, 4, 25–40. https://cooperacionecuador.files.wordpress.com/2014/03/suma-qamac3b1a-el-buen-convivir-xavier-albc3b3-obets-revista-de-ciencias-sociales-universidad-de-alicante.pdf

Arbiol, C. (2018). Elements for a pedagogy of the otherness in social educadors’ practice. A narrative inquiry. Teor. Educ., 30(2), 109–129. https://doi.org/10.14201/teoredu302109129

Aristizabal-Almanza, J. L., Ramos-Monobe, A., & Chirino-Barceló, V. (2018). Aprendizaje activo para el desarrollo de la psicomotricidad y el trabajo en equipo. Revista Electrónica Educare, 22(1), 1–26. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.16

Borja, J., & Del Pozo, F. J. (2017). Educación para la salud con adolescentes: un enfoque desde la pedagogía social en contextos y situaciones de vulnerabilidad. Salud Uninorte. Barranquilla, 33(2), 213–223. https://doi.org/10.14482/sun.33.2.10550

Cordova, A. (2018). Las Relaciones Humanas en la E. P. de Ciencias de la Comunicación de la Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión Huacho – 2018 [Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión]. http://repositorio.unjfsc.edu.pe/handle/UNJFSC/3223

De la Herrán, A. (2020). La Pedagogía de la muerte en el contexto de la pandemia: Una mirada radical e inclusiva. Revista Electrónica Educare, 24, 1–4. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/14327/19981

De Sousa, B. (2020). La cruel pedagogía del virus. Ediciones Akal.

Fornet-Betancourt, R. (2019). La filosofía intercultural como filosofía para una mejor convivencia humana. Utopía y Praxis Latinoamericana. Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, 24, 9–15. https://doi.org/10.5281/zenodo.3107934

Garzón, P. (2013). Pueblos indígenas y decolonialidad. Sobre la colonización epistemológica occidental. Andamios. Revista de Investigación Social, 10(22), 305–331. http://www.scielo.org.mx/pdf/anda/v10n22/v10n22a16.pdf

Guillermo, L. Y. (2017). Programa de técnicas asertivas para mejorar las relaciones interpersonales de los estudiantes de educación primaria. In Crescendo, 8(2), 179–191. https://revistas.uladech.edu.pe/index.php/increscendo/article/view/1623

Hernández, J. D., Ramírez, M., Álvarez, C., & Garavito, J. (2019). Environments of deterritorialization and counter-hegemony: an existential look at the Pedagogy of meetings from the image-cinema. Utopía y Praxis Latinoamericana. Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, 87, 53–64. https://doi.org/10.5281/zenodo.3463779

Huanca-Arohuanca, J. W. (2020). Contrahegemonía y la lucha por la educación en el sur del Perú. Editorial Académica Española.

Huanca-Arohuanca, J. W. (2021). Narrativas de guerra y resistencia: participación de la mujer austral del Perú en la Guerra del Pacífico. Encuentros. Revista de Ciencias Humanas, Teoría Social y Pensamiento Crítico, 13, 53–62.

Huanca-Arohuanca, J. W., Butrón, S. B., Supo, L. A., & Supo, F. (2020). Evaluación y monitoreo de la calidad ambiental del agua en el proyecto sistema de riego Canal N, provincia de Melgar – Puno, Perú. Ciencia & Desarrollo, 19(1), 88–96. http://revistas.unjbg.edu.pe/index.php/cyd/article/view/936/1062

Huanca-Arohuanca, J. W., & Canaza-Choque, F. A. (2019). Puno: Educación rural y pensamiento crítico. Hacia una educación inclusiva. Revista Helios, 3(1), 97–108. https://doi.org/10.22497/Helios.31.3106

Huanca-Arohuanca, J. W., Canaza-Choque, F. A., Escobar-Mamani, F., & Ruelas, D. (2020). En defensa del pluralismo latinoamericano: las esferas de la justicia y la igualdad compleja en Michael Walzer. Un dilema pendiente por atender. Revista Chakiñan, 11, 92–103. https://doi.org/10.37135/chk.002.11.07

Huanca-Arohuanca, J. W., Escobar-Mamani, F., & Supo-Condori, F. (2020). Democratización y acceso a la información de la sociedad civil: un análisis diacrónico a la gestión 2015 - 2018 del Gobierno Municipal Puno – Perú. Sciéndo, 23(2), 93–103. https://doi.org/10.17268/sciendo.2020.014

Huanca-Arohuanca, J. W., & Geldrech, P. (2020). Planificación educativa y gestión pedagógica-estratégica-operacional en las instituciones del nivel inicial en el sur del Perú. Revista Conrado, 16(76), 369–376. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1497

Huanca-Arohuanca, J. W., Supo-Condori, F., Sucari, R., & Supo, L. A. (2020). El problema social de la educación virtual universitaria en tiempos de pandemia, Perú. Revista Innovaciones Educativas, 22, 115–128. https://doi.org/10.22458/ie.v22iespecial.3218

Igelmo-Zaldivar, J., & Quiroga, P. (2018). Light pedagogy in hypermodern times: the homeschooling, the Waldorf schools, and the new ignatian pedagogy. Teor. Educ., 30, 75–94. https://doi.org/10.14201/teoredu3017594

Laurenti, D. (2017). Autonomía Indígena Originario Campesina en las tierras altas de Bolivia. Izquierdas, 36, 222–252. https://scielo.conicyt.cl/pdf/izquierdas/n36/0718-5049-izquierdas-36-00222.pdf

Medina, A. (1994). Relaciones humanas y comunidad: primera parte: aspectos teóricos Medina,. PIIE. http://209.177.156.169/libreria_cm/archivos/pdf_567.pdf

Moncada, C. J., & Sánchez, M. V. (2018). The reading, textual creation and otherness in the framework of digital didactics. Teor. Educ., 30, 131–153. https://doi.org/10.14201/teoredu302131153

Monjas, M., & Gil-Torres, A. (2017). Comunicación institucional y tratamiento periodístico de la crisis del ébola en España entre el 6 y el 8 de octubre de 2014. Revista de Comunicación, 16(1), 97–121. https://revistadecomunicacion.com/article/view/1009/973

Orte, C., Ballester, L., Pascual, B., Gomila, M. A., & Amer, J. (2018). Las competencias de los formadores en el Programa de Competencia Familiar, un programa de educación familiar basado en la evidencia. Revista Complutense de Educación, 29(3), 651–663. https://doi.org/10.5209/RCED.53547

Ortiz, A., Arias, M. I., & Pedrozo, Z. E. (2018). Hacia una pedagogía decolonial en/desde el sur global. Revista NuestrAmérica, 6(12), 195–222. http://revistanuestramerica.cl/ojs/index.php/nuestramerica/article/view/146

Ospina-Ramírez, D. A., & Ospina-Alvarado, M. C. (2017). Futuros posibles, el potencial creativo de niñas y niños para la construcción de paz. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 15(1), 175–192. https://doi.org/10.11600/1692715x.1511016022016

Ossa-Cornejo, C., Palma-Luengo, M., Martín, N. L.-S., & Díaz-Larenas, C. (2018). Critical and Scientific Thinking Assessment in Preservice Teachers at a Chilean University. Revista Electrónica Educare, 22(2), 1–18. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.12

Ovejero, A. (2007). Las relaciones humanas. Psicología social teórica y aplicada. Biblioteca Nueva.

París-Albert, S. (2017). Philosophy for making peace with children. An incentive for creativity. Convergencia. Revista de Ciencias Sociales, 75, 65–85. http://www.scielo.org.mx/pdf/conver/v24n75/1405-1435-conver-24-75-00065.pdf

Puyol, A. (2018). Libertad, igualdad ¿y fraternidad? Daimon. Revista Internacional de Filosofía, 7, 5–9. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.6018/daimon/337791

Ramos, A., & Camats, R. (2018). Fundamentos para una pedagogía preventiva sobre la muerte en la escuela. Revista Complutense de Educación, 29(2), 527–538. https://doi.org/10.5209/RCED.53448

Rivero, R. (2013). Educación y Pedagogía en el marco del neoliberalismo y la globalización. Perfiles Educativos, 35(142), 149–166. http://dx.doi.org/10.1016/S0185-2698(13)71854-3

Rodríguez, G. (2015). La función social de la dimensión emocional en el conflicto comunitario: entre la invidia, la desigualdad y las relaciones de poder. Estudios de Cultura Maya, 46, 167–196. https://doi.org/10.1016/S0185-2574(15)30018-6

Salinas, Á., Rozas, T., & Cisternas, P. (2018). El foco y la profundidad de la reflexión docente en estudiantes de pedagogía en Chile. Perfiles Educativos, 40(161), 87–106. http://www.scielo.org.mx/pdf/peredu/v40n161/0185-2698-peredu-40-161-87.pdf

Santaella, E., & Martínez, N. (2018). El texto libre, una herramienta para el aprendizaje creativo. Revista Complutense de Educación, 29(2), 613–625. https://doi.org/10.5209/RCED.53527

Serrano, M. (2019). Cuándo y cómo se hizo científica la Teoría de la Comunicación. Comunicación y Sociedad, e7477, 1–23. https://doi.org/10.32870/cys.v2019i0.7477

Tuero, E., Cervero, A., Esteban, M., & Bernardo, A. (2018). ¿por qué abandonan los alumnos universitarios? variables de influencia en el planteamiento y consolidación del abandono. Educación XX1, 21(2), 131–154. https://doi.org/10.5944/educXX1.20066

Velasco-Martínez, L. C., & Tójar, J. C. (2018). The use of rubrics in higher education and competences evaluation. Profesorado. Revista de Currículum y Formación Del Profesorado, 22(3), 183-. https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i3.7998

Villagómez, M. S. (2018). “Otras Pedagogías”: La experiencia de la Carrera de Educación Intercultural Bilingüe-UPS. Alteridad. Revista de Educación, 13(1), 30–41. https://doi.org/10.17163/alt.v13n1.2018.02

Villegas, É., & Rueda, R. (2017). Web social, viajeros y utopías digitales. Nómadas, 47, 47~63. https://doi.org/10.30578/nomadas.n47a2

Visotsky, J. (2020). Pedagogías críticas y derechos de los pueblos: un abordaje desde la historia oral y la investigación participante en Argentina. Utopía y Praxis Latinoamericana. Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, 25(90), 217–231. https://doi.org/10.5281/zenodo.3872560

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Articulação entre pedagogia e as relações humanas: uma análise dos alunos quíchuas do Instituto Horacio Zevallos Gámez - Cusco. (2021). Horizonte De La Ciencia, 11(21), 216-226. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.907