Percepção da avaliação docente em Instituições de ensino privado no México

Autores

  • Karime Elizabeth Balderas Gutiérrez Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
  • Roberto Ochoa Gutiérrez Benemérita Universidad Autónoma de Puebla

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1072

Palavras-chave:

avaliação de professores, formação continuada, qualificação de professores, análise qualitativa

Resumo

A avaliação de professores faz parte de diferentes modelos educacionais que, por suas características, torna-se uma forma de identificar potencialidades e fragilidades relacionadas à prática docente. No México, as instituições de ensino privadas realizam o processo de avaliação dos professores em condições que influenciam os aspectos de trabalho, de desenvolvimento pessoal e profissional. Por esse motivo, o objetivo deste artigo é mostrar as manifestações de percepção da avaliação de professores. A questão que norteou a pesquisa foi: qual a percepção sobre a avaliação do desempenho docente e sua relação com a formação profissional continuada?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karime Elizabeth Balderas Gutiérrez, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla

    Karime Elizabeth Balderas Gutiérrez es doctora en investigación por la Universidad Autónoma de Tlaxcala, posdoctorado en la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla: Pertenece al Sistema Nacional de Investigadores nivel candidato.

  • Roberto Ochoa Gutiérrez, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla

    Roberto Ochoa Gutiérrez es docente e investigador en educación y enseñanza de lenguas extranjeras.  Doctor en Investigación e Innovación Educativa, Maestro en Educación Superior y Licenciado en Enseñanza del inglés por la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla en México.

Referências

Ávalos, B. (2007). El desarrollo profesional continuo de los docentes: lo que nos dice la experiencia internacional y de la región Latinoamericana. Pensamiento Educativo. Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, 41(2), 77-99. https://bit.ly/3orv2R7

Bertaux, D. (2005). Los relatos de vida. Perspectiva etnosociológica. Editorial Bellaterra.

Castro, M. y Morales E. (2015). Los ambientes de aula que promueven el aprendizaje, desde la perspectiva de los niños y niñas escolares. Revista virtual Educare. 19 (3). https://bit.ly/3lACl7f

Cisneros, C. (2000). La investigación social cualitativa en México. Revista Forum:Qualitative Social Research Sozialforschung. 1 (1). https://bit.ly/3onRhao

Creus, A. y Alonso, K. (2011). Cuestiones metodológicas en torno a la investigación sobre historias de vida. En Hernández, E. Sancho, J. y Rivas, J. Historias de vida en educación. Biografías en contexto (pp. 169-171). Editorial Esbrina - Universidad de Barcelona.

Dubar, C. (2002). La crisis de las identidades. Ediciones Balletera.

Faria, A., Reis, P. y Peralta, H. (2016). La formación de profesores: ¿formación continua o formación postgraduada? Perspectivas de profesores y de líderes de las escuelas. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 19 (2) 289-297. https://bit.ly/3quex8s

Faure, E. (1972). Learning to Be: The World of Education Today and Tomorrow. https://bit.ly/3g6sfcW

Flick, U. (2015). El diseño de investigación cualitativa. Morata.

Gimeno, S. y Pérez G. (2008). Comprender y transformar la enseñanza. Morata.

Glaser, B. y Strauss, A. (2006). The discovery of ground theory: strategies for qualitative research. USA: Aldine transaction A Division of Transaction Publishers New Brunswick (U.S.A.) and London (U.K.)

Hughes, E. (2019). On Work, Race, and The Sociological Imagination. USA: The University of Chicago Press.

Husserl, E. (2013). Ideas relativas a una fenomenología pura y una filosofía fenomenológica. Fondo de Cultura Económica.

Imbernón, F. (2007). 1º ideas clave: la formación permanente del profesorado. Nuevas ideas para formar en la innovación y el cambio. Editorial Grao.

Kvale, S. (2011). Las entrevistas en investigación cualitativa. Morata.

Luhmann, N. (2006). La sociedad de la sociedad. Herder.

Marcelo, C. y Vaillant, D. (2009). Desarrollo profesional docente. ¿Cómo se aprende a enseñar? Nancea ediciones.

Marco Común Europeo de Referencia para las lenguas (2002). https://bit.ly/2VBOGNK

París, G., Tejada, J. y Coiduras, J. (2014). La profesionalización de los profesionales de la formación para el empleo en constante [in]definición en Europa. Profesorado Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 18 (2) 267-283. https://bit.ly/2L7je8c

Perrenoud, P. (2010). Diez nuevas competencias para enseñar. Editorial Graó.

Plan General de Desarrollo de la BUAP 2017-2021. https://bit.ly/3gak1QY

Programa Educativo de la Licenciatura en la Enseñanza del Inglés 2020. https://bit.ly/33HlOZ2

Rapley, T. (2014). Los análisis de la conversación, del discurso y de documentos en investigación cualitativa. Editorial Morata.

Ricoeur, P. (2009). Tiempo y Narración I. Editorial Siglo XXI.

Sabido, O. (2017). Georg Simmel y los sentidos: una sociología relacional de la percepción. Revista Mexicana de Sociologí¬a. 79 (2). https://bit.ly/3mIRWmr

Schütz, A. (2008). El problema de la realidad social. Escritos I. Buenos Aires: Amorrortu

Shinkfield, A. y Stufflebeam, D. (2005). Evaluación sistemática. Guía teórica y práctica. Editorial Paidós.

Simmel, G., Sabido, O. Zabludovsky, G. (2015). Sociología: estudios sobre las formas de socialización. Editorial Fondo de Cultura Económica.

Strauss, A. L. y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa: técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundada. Editorial Universidad de Antioquia.

Taylor, S. y Bodgan, R. (1987). Análisis en progreso. En Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Editorial Paidós.

Terigi, F. (2010). Desarrollo profesional continuo y carrera docente en América Latina. Serie Documentos de trabajo No 50. Santiago de Chile: PREAL.

Tobón, S. (2017). Formación integral y competencias: Pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación. Ecoe Ediciones.

Watzlawick, P. (2008). La construcción significativa del mundo social. Introducción a la sociología comprensiva. Editorial Herder.

Zavalza, M. (2017). Competencias docentes del profesorado universitario. Calidad y desarrollo profesional. Editorial Narcea Ediciones

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Percepção da avaliação docente em Instituições de ensino privado no México. (2022). Horizonte De La Ciencia, 12(22), 109-121. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1072