A arte popular do Peru central: um processo histórico

Autores

  • Beatriz Anastacia Fabián Arias Universidad Nacional del Centro del Perú

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1066

Palavras-chave:

Arte popular, estética, artistas, compositores, instrumentos musicais, roupas, heróis e heroínas culturais

Resumo

O objetivo da pesquisa foi determinar as principais características da arte popular na região central do Peru e região metropolitana de Lima. Trata-se de pesquisa qualitativa, tipo aplicada, nível exploratório, método etnográfico, delineamento não experimental. Os instrumentos utilizados foram o guia de entrevista e o guia de observação. A epistemologia que sustenta a investigação é a teoria histórico-cultural de Lev Semionovich Vygotsky. A amostra representativa foi de 20 participantes da região central do Peru e metropolitana de Lima, como integrantes de orquestras típicas, artistas populares e consumidores de cultura.

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Biografia do Autor

  • Beatriz Anastacia Fabián Arias, Universidad Nacional del Centro del Perú

    Beatriz Anastacia Fabián Arias, es docente en la Unidad de Posgrado de la Facultad de Trabajo Social de la Universidad Nacional del Centro del Perú. También es docente en la Unidad de Posgrado de la Facultad de Ciencias Económicas y Sociales de la Universidad Nacional Hermilio Valdizán, Huánuco. Tiene investigaciones sobre la mujer, educación y salud en pueblos originarios de la Amazonía Peruana. Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad Nacional del Centro del Perú, Huancayo-Junín. Magister en Estudios Amazónicos por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Investigación en Humanidades

Como Citar

A arte popular do Peru central: um processo histórico. (2022). Horizonte De La Ciencia, 12(22), 24-35. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1066