Autoeficácia e procrastinação acadêmica em alunos do ensino médio da educação básica regular

Autores

  • Edwin Gustavo Estrada Araoz Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.777

Palavras-chave:

Autoeficácia, procrastinação acadêmica, educação básica regular, adolescência

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi determinar a relação entre autoeficácia e procrastinação acadêmica em alunos do ensino médio da educação básica regular em uma instituição pública em Puerto Maldonado. A abordagem da pesquisa foi quantitativa, desenho não experimental e de tipo correlacional. A amostra foi composta por 239 alunos do ensino médio de educação básica regular a quem foram aplicados dois instrumentos previamente validados: a Escala geral de autoeficácia e a Escala acadêmica de procrastinação. Os resultados indicam que há uma relação inversa, mas significativa, entre a autoeficácia e a procrastinação acadêmica (rs= -0,221; p = 0,012 <0,05). Concluiu-se que baixos níveis de autoeficácia estão relacionados com altos níveis de procrastinação acadêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edwin Gustavo Estrada Araoz, Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios

    Docente e investigador en psicología educativa. Doctor en Educación, Magíster en Psicología Educativa y Administración de la Educación por la Universidad César Vallejo y egresado de la Maestría en Educación por la Universidad de San Martín de Porres.

Referências

Alegre, A. (2013). Autoeficacia y procrastinación académica en estudiantes universitarios de Lima Metropolitana. Propósitos y Representaciones, 1(2), 57-82. Doi: 10.20511/pyr2013.v1n2.29

Alegre, A. (2014). Autoeficacia académica, autorregulación del aprendizaje y rendimiento académico en estudiantes universitarios iniciales. Propósitos y Representaciones, 2(1), 79-120. Doi: 10.20511/pyr2014.v2n1.54

Alegre, A. (2016). Relación entre la reflexión en el aprendizaje, la autoeficacia académica y la autorregulación del aprendizaje con la procrastinación académica en estudiantes universitarios de Lima Metropolitana. (Tesis de posgrado). Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima, Perú. Recuperado de http://cybertesis.unmsm.edu.pe/handle/cybertesis/6714

Álvarez, O. (2010). Procrastinación general y académica en una muestra de estudiantes de secundaria de Lima metropolitana. Persona, 0(13), 159-177. Doi: 10.26439/persona2010.n013.270

Baessler, J. y Schwarcer, R. (1996). Evaluación de la autoeficacia: Adaptación española de la escala de Autoeficacia General. Ansiedad y Estrés, 2, 1-8.

Bandura, A. (1992), Exercise of Personal Agency Thought the Self–Efficacy Mechanism, en Ralf Schwarzer (ed.), Self–Efficacy: Thought control of action, Washington DC: Hemisphere.

Bandura, A. (1997). Self-efficacy: The exercise of control. New York: W.H. Freeman

Blanco, H., Ornelas, M., Aguirre, J. y Guedea, J. (2012). Autoeficacia percibida en conductas académicas: diferencias entre hombres y mujeres. Revista mexicana de investigación educativa, 17(53), 557-571. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/140/14023105011.pdf.

Busko, A. (1998). Causes and consequences of perfectionism and procrastination: A structural equation model. (Tesis de Maestría no publicada). University of Guelph. Guelph, Canadá.

Caljaro, S. (2019). Autoeficacia y su relación con la procrastinación académica en estudiantes de odontología de la Universidad Privada de Tacna, 2018. (Tesis de posgrado). Universidad Privada de Tacna, Tacna, Perú. Recuperado de http://repositorio.upt.edu.pe/handle/UPT/887

Carrasco, S. (2017). Metodología de la investigación científica. Lima: Editorial San Marcos.

Chigne, C. (2017). Autoeficacia y procrastinación académica en estudiantes de una universidad nacional de Lima Metropolitana, 2017. (Tesis de posgrado). Universidad César Vallejo, Lima, Perú. Recuperado de http://repositorio.ucv.edu.pe/handle/UCV/8556

Cholán, W. y Burga, G. (2019). Inteligencia emocional y procrastinación en estudiantes del nivel secundario de la Institución Educativa JEC “Daniel Alcides Carrión García” del distrito de Codo de Pozuzo provincia de Puerto Inca región Huánuco 2018. (Tesis de pregrado). Universidad Peruana Unión, Tarapoto, Perú. Recuperado de http://repositorio.upeu.edu.pe/handle/UPEU/1740

Clariana, M. (2009). Procrastinació acadèmica. Barcelona: Servei de publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona.

Contreras, F., Espinosa, J., Esguerra, G., Haikal, A., Polania, A. y Rodríguez, A. (2005). Autoeficacia, ansiedad y rendimiento académico en adolescentes. Perspectivas en Psicología, 1(2), 183-194. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/diver/v1n2/v1n2a07.pdf

Domínguez, S. (2014). Autoeficacia para situaciones académicas en estudiantes universitarios peruanos: un enfoque de ecuaciones estructurales. Revista de Psicología, 4, 43-54. Recuperado de http://revistas.ucsp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/20

Domínguez, S. (2018). Afrontamiento ante la ansiedad pre-examen y autoeficacia académica en estudiantes de ciencias de la salud. Educación Médica, 19(1), 39-42. Doi: 10.1016/j.edumed.2016.07.007

García, J., Inglés, C., Díaz, A., Lagos, N., Torregrosa, M. y Gonzálvez, C. (2016). Capacidad predictiva de la autoeficacia académica sobre las dimensiones del autoconcepto en una muestra de adolescentes chilenos. Estudios Sobre Educación, 16, 31-50. Doi: 10.15581/004.30.31-50

Gil, L. y Botello, V. (2018). Procrastinación académica y ansiedad en estudiantes de Ciencias de la Salud de una Universidad de Lima Norte. CASUS. Revista de Investigación y Casos en Salud, 3(2), 89-96. Doi: 10.35626/casus.2.2018.75

Hernández, R. Fernández, C. y Baptista, P. (2014) Metodología de la Investigación. (6ªed.). México: Mc Graw-Hill.

Khan, T. (2017). Procrastinación académica y autoeficacia en estudiantes de psicología de una Universidad Privada de Trujillo. (Tesis de pregrado). Universidad Privada del Norte, Trujillo, Perú. Recuperado de http://hdl.handle.net/11537/11419

Palacios, J. (2015). Estimación psicométrica de la escala de autoeficacia ante conductas de riesgo para adolescentes en México. Psychosocial Intervention, 24(1), 1-7. Doi: 10.1016/j.psi.2014.11.004

Quant, D. y Sánchez, A. (2012). Procrastinación, procrastinación académica: concepto e implicaciones. Revista Vanguardia Psicológica, 3(1), 45-59.

Quispe, G. (2018). Niveles de autoeficacia percibida y frecuencia de procrastinación académica en estudiantes de secundaria de la I.E. N°1263. (Tesis de posgrado). Universidad de San Martín de Porres, Lima, Perú. Recuperado de http://repositorio.usmp.edu.pe/handle/usmp/3538

Ramos, C., Jadán, J., Paredes, L., Bolaños, M. y Gómez, A. (2018). Procrastinación, adicción al internet y rendimiento académico de estudiantes universitarios ecuatorianos. Estudios Pedagógicos, 43(3), 275-289. Doi: 10.4067/S0718-07052017000300016

Rodríguez, A. y Clariana, M. (2017). Procrastinación en estudiantes universitarios: Su relación con la edad y el curso académico Revista Colombiana de Psicología, 26(1), 45-60. Doi: 10.15446/rcp.v26n1.53572

Sánchez, H., Reyes, C. y Mejía, K. (2018). Manual de términos en investigación científica, tecnológica y humanística. Lima: Universidad Ricardo Palma. Recuperado de http://repositorio.urp.edu.pe/handle/URP/1480

Schouwenburg, H (2004). Procrastination in Academic Settings: General Introduction. In H. C. Schouwenburg, C. H. Lay, T. A. Pychyl, & J. R. Ferrari (Eds.), counseling the procrastinator in academic settings (p. 3–17). American Psychological Association. Doi: 10.1037/10808-001

Steel, P. (2007). The nature of procrastination: A meta-analytic and theoretical review of quintessential self-regulatory failure. Psychological Bulletin, 133, 65-94. Doi: 10.1037/0033-2909.133.1.65

Williams, J., Stark, S. & Fost, E. (2008). The relationships among selfcompassion, motivation, and procrastination. American Journal of psychological research, 4(1), 37- 44. Recuperado de https://www.mcneese.edu/f/c/dfc5f221/ajpr_10_08.pdf

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Autoeficácia e procrastinação acadêmica em alunos do ensino médio da educação básica regular. (2021). Horizonte De La Ciencia, 11(20), 195-205. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.777