Concepção do mundo dos docentes e o rendimento acadêmico dos estudantes

Autores

  • Régulo Pastor Antezana Iparraguirre Universidad Nacional de Huancavelica

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.774

Palavras-chave:

Concepção do mundo, desempenho acadêmico

Resumo

A interpretação e transformação dos fenômenos sociais, naturais e do pensar se manifesta apenas através de duas concepções do mundo: idealista ou materialista. Não há terceira possibilidade. Por exemplo, o idealismo em torno do problema do processo histórico justifica a crise da formação capitalista como um problema, fundamentalmente espiritual do homem, e que a desintegração da referida sociedade será o desaparecimento da "cultura universal". Em oposição a ela, o materialismo dialético sustenta, que, como matéria social que somos, também nos submetemos às leis do movimento social; não há matéria no movimento arbitrário, sem direção ou orientação e que estamos sujeitos a certas leis sociais. A educação como fator importante no desenvolvimento ou fracasso da sociedade, leva aos professores, mérito ou responsabilidade, respectivamente. Portanto, qual é a relação entre a concepção do mundo dos professores e o desempenho acadêmico de seus estudantes?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Régulo Pastor Antezana Iparraguirre, Universidad Nacional de Huancavelica

    Docente e investigador en Ciencias y Humanidades. Doctor en Ciencias de la Educación por la Universidad Nacional de Huancavelica.

Referências

Academia Ciencias de la URSS. (1975). Fundamentos de filosofía marxista - leninista (Vol. II). Moscú: Progreso.

Adell, M. (2004). Estrategias para mejorar el rendimiento académico de los adolescentes. Madrid: Pirámide.

Antezana, R. (2010). La concepción filosófica predominante en los docentes de la región Huancavelica, a finales del pasado milenio y principios del presente (Tesis de Maestría). Universidad Nacional de Huancavelica, Huancavelica.

Cantero, M. (1997). Incidencia de la Escolástica sobre la Teología en General en el Medioevo, en la Edad Moderna y en la Edad Contemporánea (Tesis de Maestría). Colombia.

Cerrón, J. (1989). Historia de las ideas del Perú contemporáneo. Huancayo.

MINEDU (2008). Diseño Curricular Nacional de Educación Básica Regular (Segunda Edición). Lima.

Engels, F. (1975). Ludwing Feuerbach y el fin de la filosofía clásica alemana. Lima: Fondo de Cultura Popular.

Engels, F. (1970). Obras escogidas: Contribución al problema de la vivienda (Vol. I). Moscú: Progreso.

Engels, F. (1968). Anti-Dühring. La subversión de la ciencia por el señor Eugen Dühring. México: Grijalbo, S. A.

Huerta, M. (2009). Aprendizaje estratégico. Lima: San Marcos.

Lambruschini, D. (1997). Filosofía Oriental en la Concepción del Hombre (Tesis Doctoral). San Salvador.

Lenin, V. (1960). Obras escogidas. México: Librerías Allende S. A.

Lora, F. W. (2006). Filosofía. Lima: Gutemberg.

Mao. (1972). Obras escogidas (Vol. II). Lima: Lenguas Extranjeras.

Mao, T. (1971). Cinco tesis filosóficas. Lima: Lenguas Extranjeras.

Mariátegui, J. C. (1988a). Historia de la crisis mundial (doce). Lima: Amauta.

Mariátegui, J. C. (1988b). El artista y la época (trece). Lima: Amauta.

Mariátegui, J. C. (1988c). Ideología política (diecisiete). Lima: Amauta.

Mariátegui, J. C. (1973). Temas de educación. Lima: Amauta.

Mariátegui, J. C. (1996). 7 ensayos de interpretación de la realidad peruana (sesenta y tres). Lima: Amauta.

Martínez Rangel, R., y Reyes Garmendia, E. (2012). El Consenso de Washington: la instauración de las políticas neoliberales en América Latina. Política y cultura, (37), 35-64.

Marx, C. (1986). Introducción a la crítica de la economía política. Buenos Aires: Anteo.

Marx, C., y Engels, F. (1968). Obras escogidas. México: Grijalbo.

Marx, C., y Engels, F. (1974). Ideología alemana: Crítica de la novísima filosofía alemana en las personas de sus representantes Feuerbach, B. Bauer y Stirner y del socialismo alemán en las de sus diferentes profetas. (Quinta). Barcelona: Grijalbo.

Monrroy, M. (2012). Desempeño docente y rendimiento académico en Matemática de los alumnos de una Institución Educativa de Ventanilla - Callao (Tesis de Maestría). San Ignacio de Loyola, Lima.

OCDE. (2016). PISA Resultados Clave. Recuperado 9 de julio de 2017, a partir de https://www.oecd.org/pisa/pisa-2015-results-in-focus-ESP.pdf

Rosental, I. (2005). Diccionario filosófico. Lima: Huascarán.

Selsam, H. (1968). ¿Qué es filosofía? México: Grijalbo.

Shishkin, A. (1966). Ética marxista. México: Grijalbo.

SICRECE. (2016) ¿Cuánto aprenden nuestros estudiantes en las competencias evaluadas?

Stalin, J. (1972). ¿Anarquismo o socialismo? México: Grijalbo.

Suchodolski, B. (1965). Teoría marxista de la educación. México: Grijalbo.

Sujov, A. D. (1968). Las raíces de la religión. México: Grijalbo.

Yarlequé, L., Javier, L., Monroe, J., & Nuñez, E. (2007). Investigación en educación y Ciencias Sociales. Huancayo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Concepção do mundo dos docentes e o rendimento acadêmico dos estudantes. (2021). Horizonte De La Ciencia, 11(20), 139-160. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.774