Criatividade pedagógica em educação básica infantil na América Latina: uma revisão sistematizada
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.23.1473Palavras-chave:
criatividade pedagógica, educação infantil, pensamento crítico, inovação educacional, estratégias metodológicasResumo
O objetivo desta pesquisa foi revisar sistematicamente estudos sobre a criatividade pedagógica na educação básica infantil no contexto latino-americano. Este trabalho se iniciou com uma busca nas bases de dados Scopus, Scielo, Ebsco e ProQuest entre os anos de 2011 e 2020. A análise dos estudos selecionados mostrou aspectos como: a) A criatividade pedagógica busca a transformação da prática docente por meio do uso de estratégias inovadoras durante o processo educacional, b) As metodologias inovadoras utilizadas pelos professores em sala de aula estimulam nos alunos o desenvolvimento de uma mentalidade criativa e crítica para resolver situações desafiadoras, c) A conceituação inadequada de criatividade em alguns professores gera dificuldades no aprimoramento da prática pedagógica e na aprendizagem dos estudantes, razão pela qual se sugere a formação contínua. Conclui-se que, nos últimos anos, as publicações sobre o tema da criatividade pedagógica na educação infantil básica tendem a aumentar, destacando-se a Colômbia por possuir um maior número de produções científicas. Quanto ao aspecto metodológico, identificou-se que a abordagem qualitativa, o desenho fenomenológico e a pesquisa-ação são os mais utilizados pelos autores. Finalmente, ficou claro que a aplicação de estratégias metodológicas criativas e inovadoras pelos professores teve um impacto positivo na aprendizagem dos alunos.
Downloads
Referências
Acuña, M., Barragán, J. & Triana, D. (2020). Crea tu estrategia, video juego para potenciar la creatividad en niños en edad inicial. Zona Próxima https://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/zona/article/view/11059
Arámbula S. (2017). Creatividad e innovación desde la perspectiva de un docente. Investigación REVINPOST Postgrado. http://revistas.upel.digital/index.php/revinpost/article/view/6257
Araya, P., Giaconi, V. y Martínez, M. (2019). Pensamiento matemático creativo en aulas de enseñanza primaria: entornos didácticos que posibilitan su desarrollo. Calidad en la educación. https://dx.doi.org/10.31619/caledu.n50.717
Balderas, I. (2017). Aportes de la investigación cualitativa a la investigación educación. Congreso Nacional de Investigación Educativa COMIE. https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/0503.pdf
Bravo, R. (2021). La declaración PRISMA 2020: una guía actualizada para la publicación de revisiones sistemáticas. https://ccamposhugf.files.wordpress.com/2021/04/prisma_2020_statement_definitivo-espanol-completo.pdf
Betancour J. (2020). Creatividad en la educación: educación para transformar. Revista Psicología Científica. Com. https://www.psicologiacientifica.com/creatividad-en-educacion/
Blanquiz, Y. y Villalobos, M. (2018) Estrategias de Enseñanza y Creatividad del Docente en el área de Ciencias Sociales de Instituciones Educativas de Media de San Francisco. Telos Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales. https://www.redalyc.org/jatsRepo/993/99356889008/html/index.html
Borislavovna, N. (2017). Desarrollo de la creatividad en la primaria a partir del cuento musical. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo. https://doi.org/10.23913/ride.v7i14.284
Cárdenas, L. (2019). La creatividad en la educación en el siglo XXI. Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía. https://doi.org/10.15332/25005421.5014
Cassotti, M., Camarda, A., Poirel, N., Houdé, O., y Agogué,M. (2016). Fixation effect in creative ideas generation: opposite impacts of example in children and adults. Revista ELSEVIER. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1871187115300353
De la Torre, S. (2003). Dialogando con la creatividad. De la identificación a la creatividad paradójica. Octaedro ediciones. https://doi.org/10.18172/con.553
Elisondo R. (2015). La creatividad como perspectiva educativa cinco ideas para pensar los contextos creativos de enseñanza y aprendizaje. Actualidades Investigativas en Educación. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v15i3.20904
Gamboa, R., Jiménez, G., Peña, N., Gaete, C. y Aguilera, D. (2018). Prácticas corporales e innovación en educación infantil (0-6 años): análisis crítico desde la mirada de expertos. Revista Brasileira de Ciencias do Exporte. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.010
García, G. (2015). La investigación en la formación docente inicial. Una mirada desde la perspectiva socio transformadora. Revista Multidisciplinaria del consejo de Investigación Saber. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1315-01622015000100017
García, V., García, C., Garcés, E. y Corbalán, J. (2021). La creatividad en el deporte:una revisión sistemática. Cuadernos de Psicología del Deporte. https://revistas.um.es/cpd/article/view/468251/304181
Gonzáles, K., Arias, C. y López, V. (2019).Una revisión teórica de la creatividad en función de la edad. Papeles del Psicólogo. https://doi.org/10.23923/pap.psicol2019.2901
Gonzales, M. (2020). La creatividad en el aula. Presencia Universitaria. https://doi.org/10.29105/pu7.13-6
Grando, R. y Lopes, C. (2020). Insubordinación creativa de profesores que proponen estadísticas y problemas de probabilidad a los niños. Springer Link. https://doi.org/10.1007/s11858-020-01166-6
Grant, M.; Booth, A. (2009). A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies”. Health Information and Libraries Journal. https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x
Hernández, A. y Hernández, L. (2012). Ecosistemas escolares para el desarrollo del pensamiento creativo en los niños. Praxis y Saber. https://doi.org/10.19053/22160159.2007
Jiménez, I. (2015). Pedagogía de la creatividad viable: un camino para potencializar el pensamiento crítico. Opción. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31045568035
López, R. (2017). Estrategias de enseñanza creativa. Red de Bibliotecas Virtuales de Ciencias Sociales de América Latina y El Caribe CLACSO. http://biblioteca.clacso.edu.ar/Colombia/fceunisalle/20180225093550/estrategiasen.pdf
Mañero, J. (2018). Intercreatividad y aprendizaje: revisión sistemática del concepto y sus diferentes aplicaciones en el ámbito educativo. 1st International Congress on Vulnerability and Digital Culture. http://congreso.provuldig.com/ponencia/intercreatividad-y-aprendizaje-revision-sistematica-del-concepto-y-sus-diferentes-aplicaciones-en-el-ambito-educativo/#
Medina, N., Velázquez, M., Alhuay J. y Aguirre, F. (2017). La Creatividad en los Niños de Prescolar, un Reto de la Educación Contemporánea. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación. https://doi.org/10.15366/reice2017.15.2.008
Mejía, M, y Massani, J. (2019). El desarrollo de la creatividad en niños de la educación básica primaria. Un desafío para la educación en Colombia. Revista pedagógica de la Universidad de Cienfuegos – Conrado. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000300069&lng=es&tlng=es.
Momo, M. y Martínez, A. (2017).Trabajo Pedagógico Creativo en Educación Infantil frente a la cultura de medios y consumo. Educação em Revista https://doi.org/10.1590/0102-4698160893.
Morales, M. y Sánchez, M. (2017). Fortalecimiento de la creatividad en la educación preescolar orientado por estrategias pedagógicas basadas en el arte y la literatura infantil. Zona Próxima. https://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/zona/article/view/8377
Moreno y Forero (2016). Estudio comparado sobre el concepto de creatividad entre estudiantes universitarios de pedagogía de Chile Y Colombia. Iberoamericana Corporación Universitaria. https://horizontespedagogicos.ibero.edu.co/article/view/18202/898
Mosteiro, M. y Porto, A. (2017). La investigación en educación. Editora UESC. http://books.scielo.org/id/yjxdq/pdf/mororo-9788574554938-01.pdf
Neves, M. y Branco, A. (2015). Creatividad en la educación infantil: contribuciones de la psicología cultural para la investigación de concepciones y prácticas de educadores. Estudos de Psicologia UFRN. https://doi.org/10.5935/1678-4669.20150018.
Núñez, L., Gallardo, D., Aliaga, A. y Díaz, J. (2020). Estrategias didácticas en el desarrollo del pensamiento crítico en estudiantes de educación básica. Revista Iberoamericana de Desarrollo Humano y Social - Eleuthera. https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/eleuthera/article/view/2560
Rojas, D., Vilaú, Y. y Camejo, M. (2018). La instrumentación de los métodos científicos en los investigadores potenciales de las carreras pedagógicas. Mendive, revista de educación. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962018000200238
Sánchez, F. (2018). Fundamentos epistémicos de la investigación cualitativa y cuantitativa: Consensos y disensos. Revista digital de investigación en docencia universitaria. http://dx.doi.org/10.19083/ridu.2019.644
Sánchez, M. (2020). La Influencia de la Creatividad en la Enseñanza-Aprendizaje de las Matemáticas en Educación Infantil. Revista Iberoamérica sobre Calidad, Eficacia y Cambio en la Educación REICE. http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num2/art5.pdf
Sosa A. (2019). Una mirada a la creatividad del docente desde una práctica pedagógica reflexiva. Cultura Educación y Sociedad. http://dx.doi.org/10.17981/cultedusoc.10.2.2019.11
Suarez, N., Delgado, K., Pérez I. y Barba M. (2019) Desarrollo de la creatividad y el talento desde las primeras edades. Componentes curriculares de un programa de maestría en educación. Formación Universitaria. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062019000600115
Tunjo, L. López, V. y Llamas, F. (2017). Estudio comparativo entre las metodologías creativas: «lista de chequeo» y «enseñar por curiosidad» para la mejora de la creatividad desde las ciencias naturales. Praxis Pedagógica. https://doi.org/10.26620/uniminuto.praxis.17.21.2017.37-63
Villalobos, V., Ávila, J. y Olivares, O. (2016). Aprendizaje Basado en Problemas en química y el pensamiento crítico en secundaria. Revista mexicana de investigación educativa. https://www.comie.org.mx/revista/v2018/rmie/index.php/nrmie/article/view/79
Valero, J. (2019). La creatividad en el contexto educativo: Adiestrando capacidades. Tecnología, ciencia y educación. https://doi.org/10.51302/tce.2019.289
Violant, V. Zwierewicz, M. y Bortolanza, M. (2020) Escuelas creativas, justicia social y transdisciplinariedad: revisión sistemática. Poliphonía. https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66945
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.