Matlab na aprendizagem de cinemática em alunos de Engenharia Civil
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1074Palavras-chave:
cinemática, desenvolvimento teórico conceitual da cinemática, pesquisa científica em cinemática, Matlab, resolução de problemas da cinemáticaResumo
Atualmente a cátedra universitária deve utilizar recursos tecnológicos para gerar maior aprendizagem, portanto o objetivo da pesquisa foi demonstrar a eficácia do Matlab na aprendizagem de cinemática em estudantes universitários. Funcionou sob uma abordagem quantitativa, com um tipo de pesquisa experimental. A população foi constituída por quatorze alunos do segundo ciclo de Engenharia Civil durante o ano letivo de 2019. Os resultados mostram que o Matlab é eficaz na aprendizagem da cinemática, especialmente na resolução de problemas e indagação científica e não significativo na teoria conceitual.
Downloads
Referências
Aparicio, O. (2019). El uso educativo de las TIC. Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, RIIEP, 12(1), 211–227. https://doi.org/10.15332/s1657-107x.2019.0001.02
Bedoya, J., & Giraldo, J. (2019). Los simuladores: estrategia didáctica en la inclusión de los conceptos matemáticos en la Física. Revista Científica, 2019, 110–120. https://doi.org/10.14483/23448350.14482
Bravo, D., & Baez, A. (2019). Simulación termodinámica en Matlab, aplicación en la pedagogía de la ingeniería. Opuntia Brava, 11, 118–133. http://200.14.53.83/index.php/opuntiabrava/article/view/906/979
Cabero, J., & Barroso, J. (2015). Nuevos retos en tecnología educativa. Síntesis.
Cabrera, E. (2018). El Matlab en el aprendizaje de derivadas de funciones reales en estudiantes de Medicina Veterinaria y Zootecnia de la Universidad Nacional del Altiplano. Revista de Investigaciones de La Escuela de Posgrado, 7(9), 473–478. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.26788/riepg.2018.1.72 EL
Calderón, J. (2020). Aplicación de GeoGebra en la enseñanza de la cinemática de un mecanismo de cuatro barras. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo., 9(2), 03–19. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p003-019
Carrascosa, J., Martínez, S., & Alonso, M. (2020). Competencia Científica y Resolución de Problemas de Física. Revista Científica, 38(2), 201–215. https://doi.org/10.14483/23448350.16211
Esguerra, B., González, N., & Acosta, A. (2018). Mathematical software tools For teaching of complex numbers TT - Ferramentas de software matemático para o ensino de números complexos TT - Herramientas de software matemático para la enseñanza de números complejos. Revista Facultad de Ingeniería, 27(48), 79–89. https://doi.org/10.19053/01211129.v27.n47.2018.774
Faúndez, C., Bravo, A., Ramírez, G., & Astudillo, H. (2017). Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en el proceso de enseñanza-aprendizaje de conceptos de termodinámica como herramienta para futuros docentes. Formacion Universitaria, 10(4), 43–54. https://doi.org/10.4067/S0718-50062017000400005
García, L. (2017). Estrategias Constructivistas Aplicadas por el Docente para el Aprendizaje de la Física en el Nivel Superior. Scientific, 53(2542 2987), 37–56.
González, M. (2017). Uso de TIC en la estrategia didáctica de física: Suma de vectores, en el nivel Medio Superior de la Universidad Autónoma de Campeche. Revista Iberoamericana de Producción Académica y Gestión Educativa, 4(8).
Gutiérrez, R., & Castillo, L. (2020). Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da física. Tecné Episteme y Didaxis: TED, 47, 201–216. https://doi.org/10.17227/ted.num47-11336
Hansson, L., Hansson, O., Juter, K., & Redfors, A. (2015). Reality-Theoretical Models- Mathematics: A Ternary Perspective on Physics Lessons in Upper- Secondary Schoo. Science & Education, 615–644.
Hernandez, C., Arteaga, E., & Del Sol, J. (2021). Utilización de los materiales didácticos digitales con el geogebra en la enseñanza de la matemática. Revista Conrado, 17(79), 7–14. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v17n79/1990-8644-rc-17-79-7.pdf
Hernández, M., Morote, Á. F., Prieto, A., Ortiz, S., & Moltó, E. (2019). Memorias del Programa de Redes-I3CE de calidad , innovación e investigación. In Memorias del Programa de REDES-I3 CE de calidad, innovación e investigación en docencia universitaria. Convocatoria 2018-19. https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/99378/1/Memories-Xarxes-I3CE-2018-19-036.pdf
Loor, B., Chiquito, S., & Rodríguez, S. (2017). Las TICs en el aprendizaje de la Física. Revista Publicando, 4(10), 429–438. http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:CtwET0KeAXoJ:www.revistaesalud.com/index.php/revistaesalud/article/download/338/681+&cd=1&hl=es&ct=clnk&gl=pe
López, S., Veit, E., & Araujo, I. (2016). Una revisión de literatura sobre el uso de modelación y simulación computacional para la enseñanza de la física en la educación básica y media. Revista Brasileira de Ensino de Física, 38(2). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2015-0031
Martinez, F., & Cantú, I. (2017). Manejo de la simulación en la enseñanza de la ingeniería. Revista Educación En Ingeniería, 12(24), 58–62. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.26507/rei.v12n24.749
Mollinedo, R., Rios, V., & Quispitupa, M. (2017). Influencia del sofware Matlab en la resolucion de problemas de ecuaciones no lineales de una variable en los estudiantes de la escuela profesional de ingenieria de sistemas e informatica de la Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios. Ceprosimad, 05(6–19), 14. https://www.journal.ceprosimad.com/index.php/ceprosimad/article/view/40/45
Nuñez, J. (2018). Enseñanza De La Física Desde La Perspectiva Del Aprendizaje Significativo En Estudiantes De Ingenierías. Revista Ingeniería Matemáticas y Ciencias de La Información, 5(10), 71–81. https://doi.org/10.21017/rimci.2018.v5.n10.a50
Peralta, D., Aramburu, V., Argüello, E., & Martin, L. (2015). Empleo de software y simuladores educativos en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la física. Revista Electronica de Educacion En Ciencias y Tecnologia, 6(1), 16–30. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475756619014
Pesantez, F., Pereira, F., Ruiz, K., & Pereira, F. (2017). Teoría y dificultades en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la física en la antigüedad y actualidad. Revista Cientifica Dominio de Las Ciencias, 4(3), 419–430. https://doi.org/10.23857/dc.v4i3 Especial.572
Rios, V., Mollinedo, R., & Quispitupa, M. (2017). Influencia del Software Matlab en el aprendizaje de sistema de ecuaciones diferenciales ordinarias de primer orden en los estudiantes de Ingeniería de la Universidad Alas Peruanas de Puerto Maldonado. CEPROSIMAD, 05, 24–38.
Taipe, C. (2019a). Aplicación del software MATLAB en el aprendizaje de la cinemática lineal de una partícula en estudiantes universitarios de ingeniería. Revista Innova Educacion, 1(2664–1488). https://doi.org/https://doi.org/10.35622/j.rie.2019.03.002
Taipe, C. (2019b). Aplicación del software MATLAB en el aprendizaje de la cinemática lineal de una partícula en estudiantes universitarios de ingeniería. Revista Innova Educación, 1(3), 281–287. https://doi.org/10.35622/j.rie.2019.03.002
Videla, F., Torroba, P., Devece, E., & Aquilano, L. (2019). Experiencia didáctica mediada por tic y elementos tradicionales para el estudio del movimiento circular.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marco Antonio Manzaneda Peña, Vidnay Noel Valero Ancco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.