Desenho e validação de um instrumento de compreensão do tempo histórico em alunos do ensino medio
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1073Palavras-chave:
História, compreensão, tempo histórico, conceitos temporaisResumo
O objetivo da pesquisa é desenhar e validar um instrumento de avaliação da compreensão do tempo histórico em alunos do Ensino Médio, com base na Teoria Crítica da História e com base na proposta de um modelo teórico do tempo histórico, que inclui oito conceitos temporais: 1) Cronologia, 2) Periodização, 3) Sucessão, 4) Causalidade, 5) Duração, 6) Simultaneidade, 7) Mudança e 8) Continuidade. São apresentados os resultados da validação e confiabilidade do instrumento denominado Questionário sobre a compreensão do tempo histórico em alunos do Ensino Médio. A validação foi feita por meio de correlação item-teste em uma amostra de 302 alunos, e o coeficiente de validade foi estabelecido pela fórmula do momento do produto de Pearson. A confiabilidade foi obtida por meio do teste-reteste, aplicado a uma amostra de 100 alunos; estabelecimento do coeficiente de confiabilidade pela fórmula r de Pearson e t de Student. Conclui-se que o questionário tem validade e confiabilidade, portanto, é um instrumento que permite avaliar a compreensão do tempo histórico como um megaconceito que integra um conjunto de conceitos temporais da história.
Downloads
Referências
Aguirre, C.A. (2003). Antimanual del mal historiador o ¿cómo hacer una buena historia crítica? Tercera edición. Editorial Prehistoria. https://www.academia.edu/10447478/ANTIMANUAL_DEL_MAL_HISTORIADOR-CARLOS_AGUIRRE
Ariztegui, C. (2014). Desarrollo didáctico de una categoría del tiempo histórico: la simultaneidad. Una comparación del franquismo y otros regímenes dictatoriales contemporáneos. [Trabajo de fin de master. Master de formación del profesorado de educación secundaria. Universidad Pública de Navarra]. http://academica-e.unavarra.es/bitstream/handle/2454/14548/81262_Ariztegui%20Ibiricu,%20Carlos.pdf?sequence=1
Aróstegui, J. (1995). La investigación histórica: teoría y método. Editorial Crítica.
Blanco, A. (2008). La representación del tiempo histórico en los libros de texto de primero y segundo de la enseñanza secundaria obligatoria. Revista de investigación Enseñanza de las Ciencias Sociales, 7, 77-88. http://www.raco.cat/index.php/EnsenanzaCS/article/view/126358/237116
Braudel, F. (1989). El Mediterráneo. El espacio y la historia. Editorial Fondo de cultura económica
Carretero, M.; Pozo, I. y Asensio, M. (1989). La enseñanza de las Ciencias Sociales. Gráficas Rogar.
Henao, B. (2002). A propósito de la relación ciencias sociales – tiempo. Revista Educación y Pedagogía, vol. XIV, mayo-agosto, 113-118. http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/5925/5335
Hernández, S. M. (2010). La historia en educación primaria. Innovación y experiencias educativas, 3 (31), 1-9.
Pagés, J. (1999). Las representaciones previas de los estudiantes de maestro de ciencias sociales, geografía e historia. Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, Nº 4, 161-178. http://www.saber.ula.ve/bitstream/123456789/23928/1/num4_joan_pages. pdf
Pagés, J. y Santisteban, A. (1999). La enseñanza del tiempo histórico: una propuesta para superar viejos problemas. Universidad Autónoma de Barcelona/Universidad de Rovira. http://201.144.232.205/cired/docs/ae/pp/hs/aepphspt01pdf01.pdf
Pagés, J. y Santisteban, A. (2010). La enseñanza y el aprendizaje del tiempo histórico en la Educación Primaria. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30 (82), 281-309. http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n82/02.pdf
Prats, J. (2001). Enseñar historia: Notas para una didáctica renovadora. Artes gráficas Rejas.
Santisteban, A. (2007). El tiempo histórico: representaciones y enseñanza. Estudio de casos de estudiantes de formación inicial. Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales.
Teruel, M. P. (1998). Sobre la comprensión de las nociones temporales en la educación secundaria obligatoria. Didáctica de las ciencias sociales, geografía e historia. Íber, 2 (15), 93-98.
Trepat, C. A. (1995). Procedimientos en Historia. Un punto de vista didáctico. Editorial Grao.
Trepat, C. A. (2006). Aplicación de categorías temporales y de tiempo histórico. Procedimientos en historia. Grao/Instituto de Ciencias de la Educación, Universidad de Barcelona, 233-247. http://rubenama.com/articulos/aplicacion_categorias_temporales_trepat.pd f
Torres, P. A. (1997). Concepciones temporales del profesor de Ciencias Sociales, Geografía e Historia del segundo ciclo de enseñanza secundaria obligatoria de la Comunidad Autónoma de Madrid. [Tesis doctoral. Universidad Nacional de Educación a Distancia UNED]. http://www.mastesis.com/tesis/concepciones+temporales+del+profesor+de+ciencias+sociales-2C:62962
Tuñón de Lara, M. (1991). Por qué la Historia. Editorial Salvat.
Ugarriza, N. (2001). Instrumentos para la Investigación Educacional. Editorial UNMSM.
Vilar, P. (1980). La Historia Hoy. Editorial Avance.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Javier Carrillo Cayllahua
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.