Fundamentos Epistemológicos da Qualidade na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.alboradaciencia.2023.3.1778

Palavras-chave:

Calidad de la educación , teoría de la educación, epistemología, docente, conceptualización

Resumo

Os fundamentos epistemológicos da Qualidade na Formação de Professores são a base das decisões institucionais a posteriori. Com a metodologia da Teoria assente numa abordagem qualitativa seguindo o percurso da recolha de dados, codificação, delimitação da teoria, lugar na literatura, comunicação de resultados e teoria formal substantiva, o conceito emergente é evidente: A qualidade educativa é fundada epistemologicamente como um processo teórico-prático com resultados satisfatórios que traça objetivos claros, busca soluções para os problemas da sociedade e tem compromisso com a qualidade, levando em conta a estrutura curricular, seus recursos e os procedimentos pedagógicos para alcançar resultados satisfatórios. Isso representa os professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bénard, S. (2016). La teoría fundamentada. Una metodología cualitativa. In Journal of Petrology (Vol. 1, Issue 1). https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

Cedillo, C., Cabrera, F., & Japón, Á. (2020). Concepciones de calidad educativa desde la perspectiva docente en la Universidad de Cuenca – Ecuador. Revista Actualidades Investigativas En Educación, 20(2), 1–22. https://doi.org/10.15517/aie.v20i2.41641

Chavez, H., & Ordoñez, I. (2020). Cavilaciones sobre la evaluación y la calidad educativa en Colombia. Revista Arbitrada Interdisciplinaria KOINONIA, V(9), 66–85. https://doi.org/10.35381/r.k.v5i9.267 Cavilaciones

Decreto supremo n° 008-2020-SA. Decreto Supremo que declara en Emergencia Sanitaria a nivel nacional por el plazo de noventa (90) días calendario y dicta medidas de prevención y control del COVID-19, Decreto supremo n° 008-2020-SA 6 (2020). https://busquedas.elperuano.pe/download/url/decreto-supremo-que-declara-en-emergencia-sanitaria-a-nivel-decreto-supremo-n-008-2020-sa-1863981-2

Gallego, A., Pelaez, O., Pino, J., González, R., & Arroyave, L. (2020). Contexto , didáctica y reflexión : desafíos para la Calidad Educativa. Revista Espacios, 41(18), 6. https://www.revistaespacios.com/a20v41n18/a20v41n18p06.pdf

García Hernández, G., & Manzano Caudillo, J. (2010). Procedimientos metodológicos básicos y habilidades del investigador en el contexto de la teoría fundamentada. Iztapalapa: Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 69, 17–39.

Ministerio de Educación de Chile. (2020). Plan de aseguramiento de la calidad de la Educación 2020 -2023. https://www.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/19/2020/07/SAC-2020-2023_vf.pdf

Rodriguez, W. (2010). El concepto de calidad educativa: Una mirada crítica desde el enfoque históricocultural. Revista Electrónica “Actualidades Investigativas En Educación,” 10(1), 1–28. https://www.redalyc.org/pdf/447/44713068015.pdf

Saquicuya, J., Urgilez, C., & Lopez, M. (2019). Perspectiva de los docentes sobre la escuela de calidad. Espacios, 40(39), 7. https://www.revistaespacios.com/a19v40n39/a19v40n39p07.pdf

Sistema Nacional de Evaluación Acrediación y Certificación de la Calidad Educativa - SINEACE. (2020). Informe de evaluación de resultados del Plan Estratégico Institucional 2017 - 2019 (Vol. 00). http://www.sineace.gob.pe/wp-content/uploads/2020/03/Informe-de-Evaluacion-Resultados-PEI-2017-2019.pdf

Vasilachis, I. (2006). Estrategias de investigación cualitativa. Barcelona Gedisa, 2002, 1–22. https://doi.org/10.15713/ins.mmj.3

Publicado

2023-12-02

Como Citar

Javier Ninahuaman, H. J. (2023). Fundamentos Epistemológicos da Qualidade na Educação. lborada e a iencia, 3(3), 10–17. https://doi.org/10.26490/uncp.alboradaciencia.2023.3.1778

Edição

Seção

Artículos Científicos