Fundamentos Epistemológicos da Qualidade na Educação
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.alboradaciencia.2023.3.1778Palavras-chave:
Calidad de la educación , teoría de la educación, epistemología, docente, conceptualizaciónResumo
Os fundamentos epistemológicos da Qualidade na Formação de Professores são a base das decisões institucionais a posteriori. Com a metodologia da Teoria assente numa abordagem qualitativa seguindo o percurso da recolha de dados, codificação, delimitação da teoria, lugar na literatura, comunicação de resultados e teoria formal substantiva, o conceito emergente é evidente: A qualidade educativa é fundada epistemologicamente como um processo teórico-prático com resultados satisfatórios que traça objetivos claros, busca soluções para os problemas da sociedade e tem compromisso com a qualidade, levando em conta a estrutura curricular, seus recursos e os procedimentos pedagógicos para alcançar resultados satisfatórios. Isso representa os professores.
Referências
Bénard, S. (2016). La teoría fundamentada. Una metodología cualitativa. In Journal of Petrology (Vol. 1, Issue 1). https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
Cedillo, C., Cabrera, F., & Japón, Á. (2020). Concepciones de calidad educativa desde la perspectiva docente en la Universidad de Cuenca – Ecuador. Revista Actualidades Investigativas En Educación, 20(2), 1–22. https://doi.org/10.15517/aie.v20i2.41641
Chavez, H., & Ordoñez, I. (2020). Cavilaciones sobre la evaluación y la calidad educativa en Colombia. Revista Arbitrada Interdisciplinaria KOINONIA, V(9), 66–85. https://doi.org/10.35381/r.k.v5i9.267 Cavilaciones
Decreto supremo n° 008-2020-SA. Decreto Supremo que declara en Emergencia Sanitaria a nivel nacional por el plazo de noventa (90) días calendario y dicta medidas de prevención y control del COVID-19, Decreto supremo n° 008-2020-SA 6 (2020). https://busquedas.elperuano.pe/download/url/decreto-supremo-que-declara-en-emergencia-sanitaria-a-nivel-decreto-supremo-n-008-2020-sa-1863981-2
Gallego, A., Pelaez, O., Pino, J., González, R., & Arroyave, L. (2020). Contexto , didáctica y reflexión : desafíos para la Calidad Educativa. Revista Espacios, 41(18), 6. https://www.revistaespacios.com/a20v41n18/a20v41n18p06.pdf
García Hernández, G., & Manzano Caudillo, J. (2010). Procedimientos metodológicos básicos y habilidades del investigador en el contexto de la teoría fundamentada. Iztapalapa: Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 69, 17–39.
Ministerio de Educación de Chile. (2020). Plan de aseguramiento de la calidad de la Educación 2020 -2023. https://www.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/19/2020/07/SAC-2020-2023_vf.pdf
Rodriguez, W. (2010). El concepto de calidad educativa: Una mirada crítica desde el enfoque históricocultural. Revista Electrónica “Actualidades Investigativas En Educación,” 10(1), 1–28. https://www.redalyc.org/pdf/447/44713068015.pdf
Saquicuya, J., Urgilez, C., & Lopez, M. (2019). Perspectiva de los docentes sobre la escuela de calidad. Espacios, 40(39), 7. https://www.revistaespacios.com/a19v40n39/a19v40n39p07.pdf
Sistema Nacional de Evaluación Acrediación y Certificación de la Calidad Educativa - SINEACE. (2020). Informe de evaluación de resultados del Plan Estratégico Institucional 2017 - 2019 (Vol. 00). http://www.sineace.gob.pe/wp-content/uploads/2020/03/Informe-de-Evaluacion-Resultados-PEI-2017-2019.pdf
Vasilachis, I. (2006). Estrategias de investigación cualitativa. Barcelona Gedisa, 2002, 1–22. https://doi.org/10.15713/ins.mmj.3
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Henry Juan Javier Ninahuaman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.