Estratégias docentes de professores universitários em tempos de Covid-19

Autores

  • Oscar Cencia Crispín Universidad Nacional del Centro del Perú
  • Miriam Milagros Carreño Colchado Universidad Nacional Mayor de San Marcos
  • Pedro Eche Querevalú Universidad César Vallejo
  • Gustavo Isaac Barrantes Morales Universidad Privada del Norte
  • Gardenia Giovana Cárdenas Baldeón Universidad Nacional Mayor de San Marcos

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.916

Palavras-chave:

Estratégias docentes, professores universitários, educação e Covid-19

Resumo

O presente artigo de revisão trata das estratégias docentes em professores universitários no contexto atual da pandemia COVID-19, em que os professores têm assumido um papel importante na continuidade pedagógica, desde o uso de estratégias (entendidas como didática do ensino), até os desafios da adaptação a partir da experiência de uma educação a distância ou não presencial, expressa em atividades de aprendizagem síncrona e assíncrona. O objetivo deste artigo é descrever o uso das ferramentas digitais predominantes na prática pedagógica de professores universitários no tempo do COVID-19, com base no estado da arte relacionado à temática. A revisão bibliográfica foi desenvolvida através do formulário da ficha de análise de conteúdo, que teve como finalidade organizar informações relevantes sobre as estratégias docentes que os professores vêm utilizando no momento do desenvolvimento de suas aulas de forma virtual, à distância ou remota, e onde é descrito que o professor se reinventou para a nova realidade pedagógica a favor de milhares de estudantes universitários. Por último, se conclui que, nem todos os estudantes, assim como os professores, possuem as mesmas condições tecnológicas e as competências, capacidades, habilidades e destrezas digitais pertinentes para desenvolver suas aulas de forma não presencial.

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Biografia do Autor

  • Oscar Cencia Crispín, Universidad Nacional del Centro del Perú

    Oscar Cencia Crispín es docente e investigador en educación. Doctor en Ciencias de la Educación, de la Universidad Nacional del Centro del Perú. Magister en Educación, mención Tecnología Educativa por la Universidad Nacional del Centro del Perú.

  • Miriam Milagros Carreño Colchado, Universidad Nacional Mayor de San Marcos

    Miriam Milagros Carreño colchado es docente e investigadora en Periodismo y Comunicación. Doctoranda en Educación y Docencia Universitaria por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Maestra en Periodismo y Comunicación Multimedia por la Universidad San Martín de Porres. Es Licenciada por la Universidad Jaime Bausate y Meza.

  • Pedro Eche Querevalú, Universidad César Vallejo

    Pedro Eche Querevalú es docente e investigador en educación, tecnologías de la información y comunicación, proyectos educativos, pueblos originarios. Doctorando en Educación y Docencia Universitaria por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Magister en Educación Tecnológica por la Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle, Ciudad de Lima. Perú.

  • Gustavo Isaac Barrantes Morales, Universidad Privada del Norte

    Gustavo Isaac Barrantes Morales es docente e investigador en Comercio Exterior, entornos de aprendizaje y emprendimiento innovador. Doctorando en Educación y Docencia Universitaria por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Magister en Gerencia de Operaciones y Logística. Licenciado en Administración de Negocios Internacionales por la Universidad de San Martín de Porres.

  • Gardenia Giovana Cárdenas Baldeón, Universidad Nacional Mayor de San Marcos

    Gardenia Giovana Cárdenas Baldeón es investigadora en Ciencias Sociales. Doctoranda en Derecho y Ciencias Políticas por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Maestra en Derecho Penal por la Universidad Nacional del Centro del Perú. Egresada de la maestría de Antropología Jurídica por la Universidad Nacional del Centro del Perú.

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Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Estratégias docentes de professores universitários em tempos de Covid-19. (2021). Horizonte De La Ciencia, 11(21), 347-360. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.916

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