Estratégias docentes de professores universitários em tempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.916Palavras-chave:
Estratégias docentes, professores universitários, educação e Covid-19Resumo
O presente artigo de revisão trata das estratégias docentes em professores universitários no contexto atual da pandemia COVID-19, em que os professores têm assumido um papel importante na continuidade pedagógica, desde o uso de estratégias (entendidas como didática do ensino), até os desafios da adaptação a partir da experiência de uma educação a distância ou não presencial, expressa em atividades de aprendizagem síncrona e assíncrona. O objetivo deste artigo é descrever o uso das ferramentas digitais predominantes na prática pedagógica de professores universitários no tempo do COVID-19, com base no estado da arte relacionado à temática. A revisão bibliográfica foi desenvolvida através do formulário da ficha de análise de conteúdo, que teve como finalidade organizar informações relevantes sobre as estratégias docentes que os professores vêm utilizando no momento do desenvolvimento de suas aulas de forma virtual, à distância ou remota, e onde é descrito que o professor se reinventou para a nova realidade pedagógica a favor de milhares de estudantes universitários. Por último, se conclui que, nem todos os estudantes, assim como os professores, possuem as mesmas condições tecnológicas e as competências, capacidades, habilidades e destrezas digitais pertinentes para desenvolver suas aulas de forma não presencial.
Downloads
Referências
Abreu, J. L. (2020). Tiempos de Coronavirus: La Educación en Línea como Respuesta a la Crisis. International Journal of Good Conscience. (1) 1-15. http://www.spentamexico.org/v15-n1/A1.15(1)1-15.pdf
Aguilera, C., Manzano A., Martínez, I., Lozano, M. y Casiano, C. (2017). El modelo flipped classroom. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4(1), 261-266. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349853537027.pdf
Area-Moreira, M. (2019). La enseñanza universitaria digital: fundamentos pedagógicos y tendencias actuales.
Baladrón, A. J., Correyero, B. y Manchado, B. (2020). La transformación digital de la docencia universitaria en comunicación durante la crisis de la COVID-19 en España: una aproximación desde la perspectiva del alumnado. Revista Latina de Comunicación Social, 78, 265-287. http://nuevaepoca.revistalatinacs.org/index.php/revista/article/view/294
Bartra, G. (2020). Prácticas docentes, modalidad no presencial. PUCP, Ingeniería de telecomunicaciones.
Canales, E. (2021, 10 de febrero). Avances y desafíos. Informe de Gestión Académica. [Informe] Ceremonia de clausura del año académico 2020 UNMSM. https://viceacademico.unmsm.edu.pe/wp-content/uploads/2021/02/Bolet%C3%ADn-N%C2%B0-6-Clausura-del-A%C3%B1o-Acad%C3%A9mico-2020-1.pdf
Copertari, S., y Sgreccia, N. (2011). Postgrados a distancia y virtualización en la Universidad Nacional de Rosario. Educación y humanismo, 13(20), 14-32.
http://revistas.unisimon.edu.co/index.php/educacion/article/view/2279
Eche, P. (2017). Uso del Software “El Mundo Interactivo de Z” y su Influencia en el Aprendizaje de la Matemática en los Estudiantes del Primer Grado de la Institución Educativa N° 5049 Emma Dettmann de Gutiérrez del Distrito del Callao. Año 2015 [Tesis de maestría]. Universidad nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle
Garcés, J. E. & Jair Duque, E. J. (2007). Metodología para el análisis y la revisión crítica de artículos de investigación. Innovar, 17(29) 184 -194
García, F. J., Correll, A., Avella, V. y Grande, M. (2020). La evaluación online en la educación superior en tiempos de la COVID-19. Ediciones Universidad de Salamanca. 21 (12) 1-26
https://revistas.usal.es/index.php/eks/article/view/eks20202112
Huamán, L. (2020). Resultados del segundo Monitoreo de la labor docente en clases virtuales de la Facultad de Educación. Oficio Nº 041-DDE-FE-UNCP, 24 de agosto.
Lima, S., & Fernández, F. (2016). La Educación a Distancia en Entornos Virtuales de Enseñan¬za Aprendizaje. Reflexiones Didácticas. Tecnología Educativa, 1(1), 43-54. http://tecedu.uho.edu.cu/
López, V., Couso, D. y Simarro, C. (s/f). Educación STEM en y para el mundo digital. Cómo y por qué llevar las herramientas digitales a las aulas de ciencias, matemáticas y tecnologías. Revista de Educación a distancia
https://www.um.es/ead/red/58/lopez_et_al.pdf
Ocaña-Fernández, Y., Valenzuela-Fernández, L., & Morillo-Flores, J. (2020). La competencia digital en el docente universitario. Propósitos y Representaciones, 8(1), 455: Revista de psicología educativa | Journal of Educational Psychology ISSN 2310-4635 Universidad San Ignacio de Loyola. DOI: http://dx.doi.org/10.20511/pyr2020.v8n1.455
Pardo H. y Cobo, C. (2020). Expandir la universidad más allá de la enseñanza remota de emergencia. Ideas hacia un modelo híbrido post-pandemia. Outliers School
https://outliersschool.net/wp-content/uploads/2020/05/Expandir_la_universidad.pdf
Peña, T. y Pirela, J. (2007). La complejidad del análisis documental. Información, cultura y sociedad: revista del Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas. (16) 55-81. Disponible en https://www.redalyc.org/pdf/2630/263019682004.pdf
Pinheiro, I. M (2020). Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do corona vírus. J Hum Growth Dev. 30(1):141-147
DOI: http://doi.org/10.7322/jhgd.v30.10087
Schnotz, W. (2002). Towards and integrated view of learning from text and visual displays. Educational Psychology Review. 14 (1) 101-120. file:///Users/oscar/Downloads/Schnotz2002_TowardsAnIntegratedView.pdf
Skulmowski, A. y Daniel. G. (2020). COVID‐19 as an accelerator for digitalization at a German university: Establishing hybrid campuses in times of crisis. Hum Behav & Emerg Tech. 2. (3) 212-216
https://doi.org/10.1002/hbe2.201
Sterzer, S. (2020). Impacto del coronavirus en el sistema educativo: Ejemplos en el continente asiático. Red Sociales, Revista del Departamento de Ciencias Sociales, 7 (2) 64-74.
Suárez Urquijo, S. L., Flórez Álvarez, J. y Peláez, A. M. (enero-junio, 2019). Las competencias digitales docentes y su importancia en ambientes virtuales de aprendizaje. Revista Reflexiones y Saberes (10) 33-41.
Varguillas, C., y Bravo, P. (2020). Virtualidad como herramienta de apoyo a la presencialidad: análisis desde la mirada estudiantil. Revista de Ciencias sociales, XXVI (1) 219-232.
http://produccioncientificaluz.org/index.php/rcs/article/view/31321/32371
Vásquez, E. (2015). El reto de la formación docente para el uso de dispositivos digitales móviles en la educación superior. Perspectiva Educacional. Formación de profesores 54 (1) 149-162
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Oscar Cencia Crispín, Miriam Milagros Carreño Colchado, Pedro Eche Querevalú, Gustavo Isaac Barrantes Morales, Gardenia Giovana Cárdenas Baldeón
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.