Análise inferencial do consumo de bens e serviços culturais por estudantes de Medicina

Autores

  • Carlos Lázaro Nodals García Universidad de Cienfuegos “Carlos Rafael Rodríguez”

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1076

Palavras-chave:

Consumo cultural, bens culturais, serviços culturais, atividades culturais, dominação simbólica

Resumo

Antecedentes: é necessário conhecer o significado do consumo de bens e serviços culturais em estudantes de Medicina. Objetivo: analisar o consumo de bens e serviços culturais em estudantes de Medicina. Métodos: foram aplicadas análises teóricas, etnográficas, de conteúdo, fundamentadas em teoria e análise de atos de fala. Técnicas de análise documental, observações, inquéritos, entrevistas e grupos de discussão. Resultados: a indústria cultural homogeneíza valores, penetra no afetivo, cognitivo e simbólico. Os audiovisuais possibilitam novos procedimentos cognitivos, linguagens e grupos sociais. Conclusões: o consumo de bens e serviços culturais dificulta a formação de um médico crítico, reflexivo, solidário e culto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Álvarez, M.A. (24-26 de mayo de 2017). Bienes y servicios culturales, una precisión necesaria [Discurso principal]. Simposio Nacional “Carlos Rafael Rodríguez In Memoriam”, Cienfuegos, Cuba.

Blanco, M.A., Rodríguez, H., Moreno, M., Díaz, L., Salas, R. del Pozo, H. y Armenteros, S. (2015). Propuesta de competencias profesionales para el perfil del egresado en la especialidad de medicina en Cuba. Revista Habanera de Ciencias Médicas. 14 (6), pp. 823-838

Camargo, B., Álvarez, D.Y., y Velasco, D.J. (2015). El cuerpo como símbolo e identidad en los adolescentes: creencias sobre la estética del cuerpo. Actualidades Pedagógicas. (65), pp. 69-87.

Divulgación Dinámica. (17 de febrero de 2017). Gestión Cultural: Concepto, Objetivos y Clasificación. [Publicación de blog]. https:// www.divulgaciondinamica.es/blog/gestion-cultural-concepto-objetivos-clasificacion/#Bien-cultural

Durán, J.F. (2017). Culturas y generaciones. Actitudes y valores hacia la educación, el trabajo y el consumo en tres generaciones de jóvenes españoles. Aposta. Revista de Ciencias Sociales. 72, pp. 129-165

Fuster, D.E. (2019). Investigación cualitativa: Método fenomenológico hermenéutico. Propósitos y representaciones. 7 (1), pp. 201-229

Guilarte, I. (2017). Telenovela brasileña en Cuba: rastro de ida y vuelta. Revista Digital CUBAHORA.

Madrid, E. (2017). El muestreo cualitativo. Conceptos básicos. [Diapositiva PowerPoint]. http://es.slideshare.net/edgarmm3/muestreo-72160965

Moras, P.E., Rivero, Y. (2019, Diciembre 11). El consumo cultural como escenario de integración y de desigualdades sociales. Perfiles de la Cultura Cubana, 2 (25)

Roque, L., Nodals, C., Garcés, B., y Molina, A. (2014). Algunas consideraciones acerca de cómo concebir estrategias de educación estética en la Educación Médica Superior. Medisur, 12 (6), 881-888.

Sampieri, R. H., Mendoza Torres, C. P. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México, Editorial McGraw.

Trujillo, C.A., Naranjo, M.E., Lomas y K.R., Merlo, M.R. (2019). Investigación cualitativa. Epistemología, métodos cualitativos, ejemplos prácticos, entrevistas en profundidad. Ecuador, Editorial Ibarra.

United Nations for Education, Science and Culture Organization. (2010). World Conference on Higher Education. Final report (ED-2010/WS/26ed.). Recuperado de: http://www.unesco.org/new/en/unesco/resources/online materials/publications/unescodoc-database/.

Vidal, C. (24 de abril de 2018). La Cultura de la Enajenación. [Publicación de blog]. https://reflexionesdesdeanarres.blogspot.com.es /

Wolf, M. (s/f). La investigación de la comunicación de masas. Cuba, Editorial Pablo de la Torriente.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Análise inferencial do consumo de bens e serviços culturais por estudantes de Medicina. (2022). Horizonte De La Ciencia, 12(22), 159-170. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1076