Análise inferencial do consumo de bens e serviços culturais por estudantes de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1076Palavras-chave:
Consumo cultural, bens culturais, serviços culturais, atividades culturais, dominação simbólicaResumo
Antecedentes: é necessário conhecer o significado do consumo de bens e serviços culturais em estudantes de Medicina. Objetivo: analisar o consumo de bens e serviços culturais em estudantes de Medicina. Métodos: foram aplicadas análises teóricas, etnográficas, de conteúdo, fundamentadas em teoria e análise de atos de fala. Técnicas de análise documental, observações, inquéritos, entrevistas e grupos de discussão. Resultados: a indústria cultural homogeneíza valores, penetra no afetivo, cognitivo e simbólico. Os audiovisuais possibilitam novos procedimentos cognitivos, linguagens e grupos sociais. Conclusões: o consumo de bens e serviços culturais dificulta a formação de um médico crítico, reflexivo, solidário e culto.
Downloads
Referências
Álvarez, M.A. (24-26 de mayo de 2017). Bienes y servicios culturales, una precisión necesaria [Discurso principal]. Simposio Nacional “Carlos Rafael Rodríguez In Memoriam”, Cienfuegos, Cuba.
Blanco, M.A., Rodríguez, H., Moreno, M., Díaz, L., Salas, R. del Pozo, H. y Armenteros, S. (2015). Propuesta de competencias profesionales para el perfil del egresado en la especialidad de medicina en Cuba. Revista Habanera de Ciencias Médicas. 14 (6), pp. 823-838
Camargo, B., Álvarez, D.Y., y Velasco, D.J. (2015). El cuerpo como símbolo e identidad en los adolescentes: creencias sobre la estética del cuerpo. Actualidades Pedagógicas. (65), pp. 69-87.
Divulgación Dinámica. (17 de febrero de 2017). Gestión Cultural: Concepto, Objetivos y Clasificación. [Publicación de blog]. https:// www.divulgaciondinamica.es/blog/gestion-cultural-concepto-objetivos-clasificacion/#Bien-cultural
Durán, J.F. (2017). Culturas y generaciones. Actitudes y valores hacia la educación, el trabajo y el consumo en tres generaciones de jóvenes españoles. Aposta. Revista de Ciencias Sociales. 72, pp. 129-165
Fuster, D.E. (2019). Investigación cualitativa: Método fenomenológico hermenéutico. Propósitos y representaciones. 7 (1), pp. 201-229
Guilarte, I. (2017). Telenovela brasileña en Cuba: rastro de ida y vuelta. Revista Digital CUBAHORA.
Madrid, E. (2017). El muestreo cualitativo. Conceptos básicos. [Diapositiva PowerPoint]. http://es.slideshare.net/edgarmm3/muestreo-72160965
Moras, P.E., Rivero, Y. (2019, Diciembre 11). El consumo cultural como escenario de integración y de desigualdades sociales. Perfiles de la Cultura Cubana, 2 (25)
Roque, L., Nodals, C., Garcés, B., y Molina, A. (2014). Algunas consideraciones acerca de cómo concebir estrategias de educación estética en la Educación Médica Superior. Medisur, 12 (6), 881-888.
Sampieri, R. H., Mendoza Torres, C. P. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México, Editorial McGraw.
Trujillo, C.A., Naranjo, M.E., Lomas y K.R., Merlo, M.R. (2019). Investigación cualitativa. Epistemología, métodos cualitativos, ejemplos prácticos, entrevistas en profundidad. Ecuador, Editorial Ibarra.
United Nations for Education, Science and Culture Organization. (2010). World Conference on Higher Education. Final report (ED-2010/WS/26ed.). Recuperado de: http://www.unesco.org/new/en/unesco/resources/online materials/publications/unescodoc-database/.
Vidal, C. (24 de abril de 2018). La Cultura de la Enajenación. [Publicación de blog]. https://reflexionesdesdeanarres.blogspot.com.es /
Wolf, M. (s/f). La investigación de la comunicación de masas. Cuba, Editorial Pablo de la Torriente.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carlos Lázaro Nodals García
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.