Estratégia de feedback no desenvolvimento de habilidades investigativas de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.908Palavras-chave:
Educação, feedback, desenvolvimento, habilidades, pesquisaResumo
Seu objetivo é analisar a incidência da estratégia de feedback no desenvolvimento de habilidades investigativas nos estudantes do Curso de Ciências da Educação para Ensino fundamental e médio 2019; nível de pesquisa explicativa de desenho pré-experimental com pré e pós-teste, a amostra constituiu-se de 39 estudantes do ensino fundamental e médio, os dados foram coletados por meio da técnica de enquete e teste pedagógico; O teste de hipótese foi realizado por meio do teste t de Student para amostras relacionadas com nível de confiança de 95%. Conclui-se que, em um nível de confiança de 95%, a estratégia de feedback incide significativamente no desenvolvimento de habilidades investigativas nos estudantes do Curso de Ciências da Educação para Ensino fundamental e médio 2019 (0,000 <0,05).
Downloads
Referências
Aguilar, E., Rodríguez, A. y Nina, L.B. (2016). La retroalimentación constructiva en el desarrollo de habilidades comunicativas escritas e investigativas en dos generaciones de alumnos de medicina en Yucatán, México, An Fec Med. 77(2), 133-42. ttp://dx.doi.org/10.15381/anales.v77i2.11818
Calderon, R.L. (2010). Influencia del Feedback laboral en el aprendizaje organizacional del personal de la Dirección Regional Sectorial de Comercio Exterior y Turismo de Tacna, 2010. Tesis de Maestría en la Universidad de Jorge Basadre Grohmann de Tacna.
Flores, H. (2015). Situación académica en la UNSCH. Correo, diario local de fecha, 02 de noviembre. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5236977
Fiallo, J. (2001). La interdisciplinariedad en el currículo: ¿Utopía o Realidad Educativa?. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas.
Hernández y Gallardo, S. (2006). Procesos educativos y de investigación en la virtualidad. Suv-UdeG.
Jiménez, F. (2015). Uso del feedback como estrategia de evaluación: aportes desde un enfoque socio constructivista. Actualidades investigativas en educación, 15(1), 1-24. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v15i1.17633
Machado, E. y Montes de Oca, N. (2009. Las habilidades investigativas y la nueva Universidad: Terminus a quo a la polémica y la discusión. Humanidades Médicas, 9 (1). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1727- 81202009000100002&script=sci_arttext
Mamani, D.E. (2018). El feedback aplicado por los formadores de natación en las academias de la ciudad de puno 2018. Tesis de maestría en la Universidad Nacional de Altiplano de Puno. http://repositorio.unap.edu.pe/handle/UNAP/8183
Martínez y Márquez (2014). Las habilidades investigativas como eje transversal de la formación para la investigación. Trabajo de investigación en la Universidad del Pinar del Río de Cuba. file:///C:/Users/Pedro/Downloads/Dialnet-LasHabilidadesInvestigativasComoEjeTransversalDeLa-5236977.pdf
Pérez, C. y López, L. (1999). Las habilidades e invariantes investigativas en la formación del profesorado. Una propuesta metodológica para su estudio. Pedagogía Universitaria, 4(2), 13-44. http://revistas.mes.edu.cu/PedagogiaUniversitaria/articulos/1999/2/189499202.pdf.
Lanchipa, C.F. (2009). Método investigativo y desarrollo de habilidades para investigar en estudiantes de la Escuela de Medicina Humana de la Universidad Nacional Jorge
Basadre Grohmann de Tacna. Tesis de maestría en la Universidad Nacional Mayor de San Marcos.
Schiavo, E. (2007). Investigación científica y tecnológica en el campo de las TIC: ¿conocimientos técnicos, contextuales o transversales?. https://www.redalyc.org/pdf/924/92430907.pdf
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Huauya Quispe, Víctor Alcides Coaquira Cárdenas, Edison Laderas Huillcahuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.