Aprendizagem cooperativa e a formação docente por competências na Universidade Nacional Daniel Alcides Carrión
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.780Palavras-chave:
Aprendizagem cooperativa, formação docente, competências, metodologiaResumo
O presente trabalho, teve a intenção de estabelecer a relação entre a aprendizagem cooperativa e a formação docente por competências na Universidade Nacional Daniel Alcides Carrión, na pesquisa foi aplicado o método básico científico e o nível descritivo com o desenho de correlacional; além disso, trabalhou-se com uma amostra não probabilística de 86 estudantes do Curso de Ciências da Educação em dito estudo o cálculo de correlação rs = 0 rs. 648 >0; isso significa que, existe uma relação significativa entre na aprendizagem cooperativa e a formação docente por competências na Universidade Nacional Daniel Alcides Carrión.
Downloads
Referências
Carbajal, J. (2017). El aprendizaje cooperativo y las competencias genéricas en el estudiante de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima 2017. (Tesis de maestría, Universidad Cesar Vallejo). En: http://repositorio.ucv.edu.pe/bitstream/handle/ UCV/17025/Carbajal_LJ.pdf?sequence=1&isAllowed=y}
Castellanos, N., Morga, L. y Castellanos, A. (2013). Educación por competencias: hacia la excelencia en la formación superior. Mexico. Red Tercer Milenio.
Ceinos, C. y García, R. (2009). El aprendizaje cooperativo como propuesta de innovación en el proceso de enseñanza aprendizaje: descripción de una experiencia. Recuperado desde: http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t3/t3c67.pdf
Chomsky, N. (2000). La (des)educación. En: https://auladefilosofia.net/2015/05/18/ noam-chomsky-la-deseducacion-2000/
Hernández, R. Fernández, C., y Baptista, M. (2014). Metodología de la Investigación. México: McGraw-Hill
Johnson, D., Johnson, R. y Holubec, E. (1999). El aprendizaje cooperativo en el aula. Buenos Aires. Editorial Paidós. En: http://conexiones.dgire.unam.mx/wp-content/uploads/2017/09/El-aprendizaje-cooperativo-en-el-aula-Johnsons-and-Johnson.pdf
Martínez, M. (2016). Cómo utilizar el aprendizaje cooperativo para evaluar las competencias emocionales de los estudiantes: un ejemplo práctico en el nivel terciario. Problemas de perfil en el desarrollo profesional de los docentes. En: http://www.scielo.org.co/pdf/prf/v18n2/v18n2a10.pdf
Rué, J. (2012). Bases del trabajo cooperativo [Archivo PDF. En: https://ikaskide.files.wordpress.com/2012/04/j-ruc3a9-ice-giac-bases-del-trabajo-cooperativo.pdf
Sánchez, H. (1998). Metodología y diseños en la investigación científica. Lima, Perú: Mantaro.
Tobón, S., Pimienta, J. y García, J. (2010). Secuencias didácticas: aprendizaje y evaluación de competencias. México. Pearson educación.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Teófilo Félix Valentín Melgarejo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.