Aprendizagem cooperativa e a formação docente por competências na Universidade Nacional Daniel Alcides Carrión

Autores

  • Teófilo Félix Valentín Melgarejo Universidad Nacional Daniel Alcides Carrión

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.780

Palavras-chave:

Aprendizagem cooperativa, formação docente, competências, metodologia

Resumo

O presente trabalho, teve a intenção de estabelecer a relação entre a aprendizagem cooperativa e a formação docente por competências na Universidade Nacional Daniel Alcides Carrión, na pesquisa foi aplicado o método básico científico e o nível descritivo com o desenho de correlacional; além disso, trabalhou-se com uma amostra não probabilística de 86 estudantes do Curso de Ciências da Educação   em dito estudo o cálculo de correlação rs = 0 rs. 648 >0; isso significa que, existe uma relação significativa entre na aprendizagem cooperativa e a formação docente por competências na Universidade Nacional Daniel Alcides Carrión.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Teófilo Félix Valentín Melgarejo, Universidad Nacional Daniel Alcides Carrión

    Docente e investigador en educación, Título Profesional en Lengua y Literatura. Maestría en Educación – Mención: Didáctica y Tecnología de la Información. Doctor en Ciencias de la Educación, obtenidos en la Universidad Nacional Daniel Alcides Carrión. Post Doctorado en Ciencias en la Universidad Nacional Hermilio Valdizán.

Referências

Carbajal, J. (2017). El aprendizaje cooperativo y las competencias genéricas en el estudiante de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima 2017. (Tesis de maestría, Universidad Cesar Vallejo). En: http://repositorio.ucv.edu.pe/bitstream/handle/ UCV/17025/Carbajal_LJ.pdf?sequence=1&isAllowed=y}

Castellanos, N., Morga, L. y Castellanos, A. (2013). Educación por competencias: hacia la excelencia en la formación superior. Mexico. Red Tercer Milenio.

Ceinos, C. y García, R. (2009). El aprendizaje cooperativo como propuesta de innovación en el proceso de enseñanza aprendizaje: descripción de una experiencia. Recuperado desde: http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t3/t3c67.pdf

Chomsky, N. (2000). La (des)educación. En: https://auladefilosofia.net/2015/05/18/ noam-chomsky-la-deseducacion-2000/

Hernández, R. Fernández, C., y Baptista, M. (2014). Metodología de la Investigación. México: McGraw-Hill

Johnson, D., Johnson, R. y Holubec, E. (1999). El aprendizaje cooperativo en el aula. Buenos Aires. Editorial Paidós. En: http://conexiones.dgire.unam.mx/wp-content/uploads/2017/09/El-aprendizaje-cooperativo-en-el-aula-Johnsons-and-Johnson.pdf

Martínez, M. (2016). Cómo utilizar el aprendizaje cooperativo para evaluar las competencias emocionales de los estudiantes: un ejemplo práctico en el nivel terciario. Problemas de perfil en el desarrollo profesional de los docentes. En: http://www.scielo.org.co/pdf/prf/v18n2/v18n2a10.pdf

Rué, J. (2012). Bases del trabajo cooperativo [Archivo PDF. En: https://ikaskide.files.wordpress.com/2012/04/j-ruc3a9-ice-giac-bases-del-trabajo-cooperativo.pdf

Sánchez, H. (1998). Metodología y diseños en la investigación científica. Lima, Perú: Mantaro.

Tobón, S., Pimienta, J. y García, J. (2010). Secuencias didácticas: aprendizaje y evaluación de competencias. México. Pearson educación.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Aprendizagem cooperativa e a formação docente por competências na Universidade Nacional Daniel Alcides Carrión. (2021). Horizonte De La Ciencia, 11(20), 234 - 242. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.780