Tecnologias da Informação e Comunicação como Inovação Pedagógica e Tecnológica na Aprendizagem do Cálculo I em Estudantes da Escola de Engenharia Civil da Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga no Contexto COVID-19

Autores

  • Edison Laderas Huillcahuari Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga
  • Pedro Huauya Quispe
  • Víctor Alcides Coaquira Cárdenas
  • Adolfo Quispe Arroyo

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.23.1470

Palavras-chave:

TIC, COVID-19, aprendizagem, inovação, tecnologia

Resumo

Este artigo aprofunda o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como inovação pedagógica e tecnológica na aprendizagem do cálculo I em estudantes de Engenharia Civil da Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga, 2020. Para isso, se utiliza uma pesquisa aplicada, nível de pesquisa explicativa de desenho experimental com pré e pós teste, método analítico indutivo. Uma amostra de 31 alunos foi estabelecida, os dados foram coletados por meio de enquete e um teste pedagógico virtual, fazendo uso dos benefícios das TIC; O teste t de Student paramétrico de amostras ordinais independentes foi aplicado para o teste de hipóteses com nível de confiança de 95% e significância de 5%, obtendo o resultado da estatística t de Student t = 6,389 ep = 0,00 < 0,05. Consequentemente, demonstra-se a diferença significativa em relação ao pré-teste, de modo que uma maior porcentagem dos alunos alcançou maior destreza e uma alternativa inovadora e excelentes resultados na aprendizagem do cálculo I, por meio da gestão ativa das ferramentas TIC e da Internet. Por fim, o trabalho contribui para o impacto das TIC como inovação pedagógica e tecnológica no ensino superior, como desafio à atual crise mundial educacional e sanitária da conjuntura atual da COVID-19.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aguilar Gordón, F. (2011). Refleciones filosoficas sobre la Tecnologia y sus nuevos escenarios. Sophía, 1(11), 123–174. https://bit.ly/3o4GEKZ

Badilla Quintana, M. G. (2010). Análisis y evaluación de un modelo socioconstructivo de formación permanente del profesorado para la incorporación de las TIC [tesis de doctorado, Universidad Ramon Llull]. https://bit.ly/3xNZZEu

Brito, C. J., Muñoz, D., & Cáceres, S. V. (2020). Mecanismos de inclusión social para las Tecnologías de Información y Comunicación en la población Wayuu ( Alta Guajira Colombiana ). Espacios, 41(31), 288–295. https://bit.ly/38QbhNs

Cruz Rodríguez, D. salvador, & Lozano Carrillo, O. (2017). Integración de las TIC en la Educación Superior (1ra ed.). Red.Inedat. https://bit.ly/3lnhUw3

García-cuéllar, D. J. (2018). Propuetas para la enseñanza de la enseñanza de la matemática. 31.

Gómez López, M., Carrasco Poyatos, M., & Arturo Abraldes, J. (2013). Aplicación de las TIC en la docencia universitaria. Revista Iberoamericana de Educación, 61(2), 1–8. https://bit.ly/3nUbTIq

Hermosa Del Vasto, P. M. (2015). Influencia de las tecnologías de información y comunicación (TIC) en el proceso enseñanza-aprendizaje: una mejora de las competencias digitales. Revista Científica General José María Córdova, 13(16), 121–132. http://www.scielo.org.co/pdf/recig/v13n16/v13n16a07.pdf

López de la Madrid, M. C. (2013). Impacto de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en el docente universitario. El caso de la Universidad de Guadalajara. Prespectiva Educacional, 52(2), 4–34. https://doi.org/10.4151/07189729-Vol.52-Iss.2

Miranda, G. C., Félix, J., Rodríguez, P., & Vega, G. C. (2018). La comunicación como competencia de dirección en educación. Una mirada desde el proceso de enseñanza aprendizaje de las TIC. RITI, 6(11), 48–54. https://bit.ly/3xTJ1on

Padilla Beltran, José Eduardo, Vega Rojas, Paula Lizette, Rincón Caballero, D. A. (2014). Tendencias y dificultades para el uso de las TIC en educación superior. Ciencias de La Educación, 10(1), 272–295. https://doi.org/10.1021/acssuschemeng.6b03126

Parra, J. (2017). Modelos Pedagógicos y Teorías del Aprendizaje. Revista Investigaciones En Educación, 17(2), 161–166. https://bit.ly/3vJJDuM

Parra Sarmiento, S. R., Gómez Zermeño, M. G., & Pintor Chávez, M. M. (2015). Factores que inciden en la implementación de las TIC en los procesos de enseñanza-aprendizaje en 5o de Primaria en Colombia. Revista Complutense de Educación Núm. Especial, 26, 197–213. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2015.v26.46483

Ruiz, M., & Belén, A. (2010). Formación Docente En Tics. ¿Están Los Docentes Preparados Para La (R)Evolución Tic? International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4(1), 35–44. https://bit.ly/3r8mGPa

Sandrone, D. (2011). Aportes para una concepción naturalizada de la tecnología en el pragmatismo de John Dewey. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS, 7(19). https://bit.ly/3iFECNO

Suárez Pazos, M. (2002). Algunas reflexiones sobre la investigación-acción colaboradora en la educación. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, 1(1), 40–56. https://bit.ly/3xTXLTU

Tello Leal, E. (2007). Las tecnologías de la información y comunicaciones (TIC) y la brecha digital. Revista de Universidad y Sociedad Del Conocimiento, 4(2), 1–8. https://bit.ly/3h3aRIJ

Vidal Ledo, M., & Rivera Michelena, N. (2017). Investigación acción. Educación Médica Superior, 21(4). https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i1.975

Publicado

2022-06-25

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Tecnologias da Informação e Comunicação como Inovação Pedagógica e Tecnológica na Aprendizagem do Cálculo I em Estudantes da Escola de Engenharia Civil da Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga no Contexto COVID-19. (2022). Horizonte De La Ciencia, 12(23). https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.23.1470

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)