O apego em tempos de pandemia: um olhar dos professores do ensino infantil

Autores

  • Keren Andrea Espíritu Rojas Pontificia Universidad Católica del Perú
  • Katherine Michal Benites Salvador Pontificia Universidad Católica del Perú
  • Alex O. Sánchez Huarcaya Pontificia Universidad Católica del Perú

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.23.1468

Palavras-chave:

apego seguro, professor, estratégias, crianças

Resumo

Este estudo aborda o tema do apego seguro durante tempos de pandemia e tem como objetivo analisar como se promove o fortalecimento do apego de crianças do nível inicial de 3 a 5 anos durante a pandemia. Para tanto, foi realizado um desenho metodológico com abordagem qualitativa. Foram estabelecidas três categorias que surgiram teoricamente a partir do objeto de estudo: os recursos e estratégias de apego, apego na formação de meninos e meninas e o papel dos pais. Com base no exposto, uma entrevista de oito perguntas foi feita para seis professores da educação infantil. Finalmente, foi apontado que o apego é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, uma vez que as permitirá se expressar emocionalmente e explorar livremente o seu entorno, o que o ajudará durante a situação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Keren Andrea Espíritu Rojas, Pontificia Universidad Católica del Perú

    Keren Andrea Espíritu Rojas, Pontificia Universidad Católica del Perú; Educadora en la especialidad de Educación Inicial; Lima, Perú.

  • Katherine Michal Benites Salvador, Pontificia Universidad Católica del Perú

    Katherine Michal Benites Salvador, Pontificia Universidad Católica del Perú; Educadora en la especialidad de Educación Inicial.

  • Alex O. Sánchez Huarcaya, Pontificia Universidad Católica del Perú

    Alex O. Sánchez Huarcaya, Pontificia Universidad Católica del Perú; Carrera profesional de Educación, especialidad Geografía y Ciencias Sociales, Magíster en Gestión de la Educación por la Pontificia Universidad Católica del Perú, Ph D. en Ciencias de la Educación por la Universidad Humboldt de Berlín (Alemania), Coordinador del grupo de investigación Aprendizaje, Innovación y Organizaciones Educativas.

Referências

Armijos, C. (2015). El apego en el desarrollo social de niños y niñas de educación inicial de la unidad educativa “República de Francia” de la Parroquia Río Verde, ciudad de Santo Domingo, provincia Santo Domingo de los Tsáchilas [Tesis de licenciatura, Universidad Técnica de Ambato, Ecuador]. Repositorio digital, Universidad Técnica de Ambato. https://repositorio.uta.edu.ec/bitstream/123456789/19923/1/Armijos%20Granda%20Carmita%20Del%20Roc%C3%ADo.pdf

Ávila Espada, A. (2020). El psicoanálisis relacional y la teoría del apego. Clínica e Investigación Relacional, 14(1), 45-61. DOI. 10.21110/19882939.2020.140102

Assunção, M., & Gago, M. (2020). Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses. Journal of Education for Teaching, 46(4), 507-516.

Bosoer, E., Paolicchi, G., & Kohan, A. (2015). Juego, apego y aprendizaje en la Institución Escolar. Anuario de Investigaciones, 22, 305-312. https://www.redalyc.org/pdf/3691/369147944073.pdf

Bustamante, A. (2016). Representaciones de apego, seguridad del apego y problemas de conducta en niños preescolares. [Tesis de licenciatura, Pontificia Universidad del Perú]. Repositorio Digital de Tesis y Trabajos de Investigación PUCP. http://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/handle/20.500.12404/7711

Cantón, J., Cortés, M. & Cantón-Cortés, D. (2010). Apego, seguridad en el sistema familiar y actitudes ante la vida. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 251-25/8. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3498/349832325025

Garbe, A., Ogurlu, U., Logan, N., & Cook, P. (2020). COVID-19 and remote learning: Experiences of parents with children during the pandemic. American Journal of Qualitative Research, 4(3), 45-65. https://www.ajqr.org/download/parents-experiences-with-remote-education-during-covid-19-school-closures-8471.pdf

Garrido-Rojas, L. (2006). Apego, emoción y regulación emocional. Implicaciones para la salud. Revista latinoamericana de psicología, 38(3), 493-507. http://www.scielo.org.co/pdf/rlps/v38n3/v38n3a04.pdf

Ghahvehchi-Hosseini, F., Shahyad, Sh., y Pakdaman, Sh. (2021). The Role of Attachment, Family Cohesion, and Adaptability in the Prediction of Resilience. International Journal of Behavioral Sciences, 15(1), 48-53. http://www.behavsci.ir/article_131151_384c5e6f2a5ad5f40fd9f13b82986fad.pdf

Hanoos López, M. (2021). Relación entre estilos de apego y regulación emocional. MLS Psychology Research, 3(2). https://www.mlsjournals.com/Psychology-Research-Journal/article/view/561

Lecannelier, F. (2017). El legado del apego temprano: Traslación desde la descripción a la intervención. [Tesis de doctorado, Universidad Autónoma de Madrid]. Repositorio institucional UAM. https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/681435/lecannelier_acevedo_felipe.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Ledesma, A. & Saavedra, A. (2013). Valoración de los tipos de apego en niños y niñas de 4 años de edad. [Tesis de licenciatura, Universidad de Cuenca]. Repositorio institucional de la Universidad de Cuenca. http://dspace.ucuenca.edu.ec/bitstream/123456789/3228/1/TESIS.pdf

Molero, R., Sospedra, R., Sabater, Y., Plá, L. (2011). La importancia de las experiencias tempranas de cuidado afectivo y responsable en los menores: INFAD. Revista de Psicología, 1(1), 511-520. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5098344.pdf

Monje, C. (2011). Metodología de la investigación cuantitativa y cualitativa, 113. https://www.uv.mx/rmipe/files/2017/02/Guia-didactica-metodologia-de-la-investigacion.pdf

Nitecki, E. (2017). Looping and Attachment in Early Childhood Education: How Applications of Epigenetics Demand a Change. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 17(2), 85-100. https://eric.ed.gov/?q=attachment+in+childhood&ff1=dtySince_2016&id=EJ1142356

Organización Mundial de la Salud (2020). Información básica sobre la COVID-19. https://www.who.int/es/news-room/q-a-detail/coronavirus-disease-covid-19#:~:text=La%20COVID%2D19%20es%20la,Wuhan%20(Rep%C3%BAblica%20Popular%20China).

Ramos, E. (2008). Métodos y técnicas de investigación. Gestiopolis, 3-37. http://www.academia.edu/download/48130436/Metodos_y_tecnicas_de_investigacion__GestioPolis.pdf

Sanchis, F. (2008). Apego, Acontecimientos vitales y depresión en una muestra de adolescentes. [Tesis de doctorado, Universitat Ramon Llull]. Portal TDX, tesis de doctorado de Xarxa. https://www.tesisenred.net/bitstream/handle/10803/9262/Primera_parte_MARCO_TEORICO.pdf?sequence=6&isAllowed=y

Shirvanian, N., & Michael, T. (2017). Implementation of attachment theory into early childhood settings. International Education Journal: Comparative Perspectives, 16(2), 97-115. https://openjournals.library.sydney.edu.au/index.php/IEJ/article/download/10978/11184

Simmons, B., Gooty, J., Nelson, D., & Little, L. (2009). Secure attachment: Implications for hope, trust, burnout, and performance. Journal of Organizational Behavior: The International Journal of Industrial, Occupational and Organizational Psychology and Behavior, 30(2), 233-247. https://bit.ly/2WeAHgZ

Unicef (2012). Desarrollo emocional. Clave para la primera infancia. Unicef. Recuperado de http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/123456789/4690

Publicado

2022-06-25

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

O apego em tempos de pandemia: um olhar dos professores do ensino infantil. (2022). Horizonte De La Ciencia, 12(23). https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.23.1468