Análise das provas de matemática da Olimpíada Nacional de Matemática (OLNAMAT - 2017)

Autores

  • Rafael M. Cantorín Curty Universidad Nacional del Centro del Perú
  • Henry F. López Cantorín Universidad Nacional del Centro del Perú
  • Rafael A. Cantorín Benites Universidad Nacional del Centro del Perú
  • Betzabeth R. Cantorín Benites Universidad Nacional del Centro del Perú
  • Diego Crisóstomo Huaringa Universidad Nacional del Centro del Perú

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1085

Palavras-chave:

confiabilidade, índice de dificuldade, coeficiente de validade, poder discriminativo, teste pedagógico

Resumo

O estudo realizado se enquadra em pesquisa do tipo não experimental, nível descritivo; consistiu na análise dos resultados e evidências das provas de matemática que foram aplicadas aos alunos do Ensino Fundamental Regular (EBR) na "X Olimpíada Nacional de Matemática (OLNAMAT - 2017)", realizada por alunos e professores de ciências matemáticas e informáticas da Faculdade de Educação da Universidade Nacional do Centro do Peru. Pelas condições pelas quais estamos passando (COVID 19), foram tomados como amostra 100 testes de escolaridade inicial de 04 e 05 anos, determinando a confiabilidade, índice de dificuldade, poder discriminativo e coeficiente de validade. O processamento de dados quantitativos é a aplicação de metodologia científica por meio de modelos, e o modelo utilizado são os matemáticos que assumem a forma de equações (psicométricas e edumétricas). Concluindo, as provas pedagógicas de formação inicial de 04 e 05 anos possuem α = 0,623 e KR = 0,961, e α = 0,720 e KR = 0,985, respectivamente, ou seja, tiveram a confiabilidade para sua execução na coleta de dados; possuem também ambos 5 itens (33%) caracterizados como "difíceis"; 7 itens (47%) e 10 itens (67%) representativos para “discriminação muito boa”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Álvarez, K. (2018). Validación del instrumento de conocimientos sobre técnicas de manejo de conductas no farmacológicas em estudiantes del internado de la Universidad Alas Peruanas 2017. Tesis. Lima: Universidad Alas Peruanas.

Cantorin, R. (2014). Técnicas de procesamiento de datos e información utilizando Excel. (Trabajo de investigación). Huancayo: Impreso en Talleres de Gráficas Inversiones M&C.

Cárdenas, A. (2013). Dificultad y sensibilidad de los instrumentos de recolección de datos. Trabajo de investigación. Huancayo: Editora Imprenta Ríos SAC.

D’Amore, B., Fandiño, M., Marazzani, I. y Sbaragli, S. (2011). La didáctica y la dificultad en matemática. Análisis de situaciones con falta de aprendizaje. (2ª ed.) Bogota, D. C. Colombia: Cooperativa Editorial Magisterio.

Encinas, I. (1987). Teoría y técnicas en la investigación educacional. Lima: AVE S.A.

Fernández, M., Cayssials, A. y Pérez, M. (2009). Curso básico de psicometría. Teoría clásica. Buenos Aires: Lugar Editorial.

Jara, M. (2015). Validez y confiabilidad en la construcción de reactivos utilizados en pruebas de opción múltiple (POM). Artículo Científico. Puno: Universidad Andina Néstor Cáceres Velásquez.

Kerlinger, F. (1994). Investigación del comportamiento. (3ª Edición en inglés y 2ª Edición en Español). México D. F.: McGraw-Hill.

Labaree, D. (2004). The trouble with ed schools. New Haven: Yale University Press.

Macías, E. (2011). Validación y confiabilidad de pruebas de opción múltiple para la evaluación de habilidades. (Tesis de maestria). CIMAT. Guanajuato: Centro de investigación en Matemáticas, A. C.

MINEDU - Ministerio de Educación del Perú (2019). Resultados PISA-2018. En http://umc.minedu.gob.pe/resultadospisa2018.

OCDE (2003). Alfabetización en matemáticas y ciencias. Recuperado el 24 de noviembre de 2020. En http://www7.uc.cl/sw_educ/educacion/grecia/plano/html/pdfs/biblioteca/LIBROS/ BL011.pdf

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (2015). La evaluación en el área de matemática. Claves y criterios. Nivel secundario. Buenos Aires: OEI. Directores que hacen escuela.

Peña, J. (2007). Álgebra en todas las partes. (3ra. Reimpresión). México: La Ciencia para todos/166. Fondo de Cultura Económica.

Santisteban, R. (2009). Principios de psicometría. España: Síntesis S. A.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Análise das provas de matemática da Olimpíada Nacional de Matemática (OLNAMAT - 2017). (2022). Horizonte De La Ciencia, 12(22), 271-291. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1085