Estratégias para o desenvolvimento de habilidades sociais em alunos da Instituição Educacional de Santillana, 2020

Autores

  • Gladys Marianela Aucasi Tenorio Universidad Nacional San Cristóbal de Huamanga

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1070

Palavras-chave:

Estratégias, lúdico, habilidades, sociais

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar a influência de estratégias lúdicas no desenvolvimento de habilidades sociais em alunos falantes do quéchua do Instituto de Ensino Santillana – 2020. Quantitativo, do tipo experimental, por meio de delineamento pré-experimental. Participaram, como amostra, dezessete alunos, utilizando o instrumento da escala de avaliação de habilidades sociais, cujos resultados foram processados ​​pelo teste estatístico de Wilcoxon. As evidências mostram que o nível de significância é igual a 0,000, que é menor que 0,05; Portanto, conclui-se que as estratégias lúdicas influenciam significativamente no desenvolvimento de habilidades sociais em alunos falantes do quechua da Instituição Educacional de Santillana, 2020.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gladys Marianela Aucasi Tenorio, Universidad Nacional San Cristóbal de Huamanga

    Gladys Marianela Aucasi Tenorio es docente e investigador en educación Primaria. Doctor en Administración de la Educación. Magister en Administración de la Educación por la Universidad César Vallejo.

Referências

Carbonero, C. y Cañizares, J. M. (2016). El juego como actividad de enseñanza y de aprendizaje en el área de educación física: adaptaciones metodológicas basadas en las características de los juegos. Wanceulen. https://elibro.net/es/ereader/unsch/63400?page=26.

Carrillo, G.B. (2015). Validación de un programa lúdico para la mejora de las habilidades sociales en niños de 9 a 12 años. Tesis Doctoral. Universidad de Granada. España.

Combs, M. L. y Slaby, D. A. (1977). Social skills training with children. En B. B. Lahey y A. E. Kazdin (edis). Avances in clinical child psychology. Plenum Pres

Gímenez-Dasí, M., Fernández Sánchez, M. y Marie-France, D. (2013). Pensando las emociones: programa de intervención para Educación Infantil. Madrid: Pirámide.

Hargie, O., Saunders, C. & Dickson, D. (1981). Social skills in interpersonal communication. Londres: Croom Helm.

Melendres, N., & Tocto, A. (2010). Estrategias Lúdicas en el desarrollo del pensamiento lógico de los niños y niñas de tres a cuatro años del Centro de Desarrollo Infantil “Corazón de Jesús” de la Comunidad de Santa Rosa de Totoras del Cantón San Miguel, Provincia Bolívar, durante el año. Guaranda: Universidad Estatal de Bolívar

Muñoz, L., y Redondo, J. (2011). Autoestima, factor clave en el éxito escolar: Relación entre autoestima y variables personales vinculadas a la escuela en estudiantes de nivel socio-económico bajo. [Tesis de maestría, Universidad de Chile].

Ministerio de Salud. (2008). Manual de Habilidades para Escolares de 8 a 11 años. Lima: Instituto Nacional de Salud Mental “Honorio Delgado – Hideyo Noguchi”.

Olivares, S. (2015). El juego social como instrumento para el desarrollo de habilidades sociales en niños de tercer grado de primaria de la Institución Educativa San Juan Bautista de Catacaos – Piura. Tesis de grado. Universidad de Piura.

Troya, Z. (2018). Actividades lúdicas, para el desarrollo de habilidades sociales, en estudiantes de 5 años de la institución educativa inicial N° 17565 del caserío san pedro. Jaén. 2018. Tesis de grado. Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Estratégias para o desenvolvimento de habilidades sociais em alunos da Instituição Educacional de Santillana, 2020. (2022). Horizonte De La Ciencia, 12(22), 83-91. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1070