Estrategias metodológicas para desarrollar el pensamiento crítico en estudiantes de la especialidad de matemática de un Instituto Superior Pedagógico de Junín
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.alboradaciencia.2023.3.1803Palavras-chave:
estrategia metodológica, pensamiento crítico, matemáticaResumo
A pesquisa busca desenhar estratégias metodológicas para desenvolver o pensamento crítico em alunos de especialização em Matemática em um Instituto Superior Pedagógico de Junín. Por outro lado, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e tipo de estudo aplicado. Quanto à amostra, foi determinada por oito alunos do sexto ciclo da especialidade de Matemática de um Instituto Pedagógico de Junín. A técnica de entrevista foi aplicada ao diretor, professores e alunos por meio de um questionário.
O trabalho de campo mostrou que os alunos têm um nível moderado de pensamento crítico. Da mesma forma, o conceito de pensamento crítico utilizado na investigação indica que é uma ideia ou julgamento premeditado para analisar argumentos, que gere critérios racionais baseados em fatos palpáveis, medindo evidências, fazendo críticas e identificando e valorizando muito os fatos reais.
A modelagem propõe estratégias metodológicas que apoiem o desenvolvimento do pensamento crítico, aplicável em alunos da especialidade de Matemática, essa abordagem está interessada em resolver problemas a partir de uma leitura que estimule a interpretação de diversas áreas da cognição, para que os alunos analisem suas percepções com base em realidade. Assim, gerindo a validação de peritos e respondendo ao problema inicial, o estudo conclui que as estratégias metodológicas são sólidas e consistentes, pelo que podem ser aplicadas ao público-alvo, alunos da especialização em Matemática.
Referências
Alvarez, J. y. (2003). Como hacer investigacion cualitativa Fundamentos y Metodología. México DF: Aidos Educador
Arguello, B., & Sequeira, M. (2015). Estrategias metodológicas que facilitan el proceso de enseñanza aprendizaje de la Geografía e Historia en la Educación Secundaria Básica; Tesis de grado. Repositorio Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua, Managua, Nicaragua. Obtenido de https://repositorio.unan.edu.ni/1638/1/10564.pdf
Behar, D. (2008). Introduccion a la metodología de la investigación. Editorial Shalom. doi:ISBN 978959-212-773-9
Bezanilla, M., Poblete, M., Fernández, >., Arranz, S., & Campo, L. (2018). El Pensamiento Crítico desde la perspectiva de los docentes universitarios. Estudios Pedagógicos (Valdivia) Versión on line, 44(1), 89-113. doi: ISSN 0718-0705. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052018000100089
Bolaños, Y. (2020). Estrategias Metodológicas en la Programación Didáctica. Campuseducaión, 4-10. Obtenido de https://www.campuseducacestrategias
Cangalaya, L. M. (2020). Habilidades del pensamiento crítico en estudiantes universitarios a través de la investigación. Revista de Ciencias Humanas y Sociales de la Universidad Científica del Sur. doi: https://doi.org/10.21142/DES-1201-2020-0009
Cerezal, J., & Fiallo, J. (2002). Los métodos científicos en las investigaciones pedagógicas. Ciudad de la Habana, Cuba.
Clavo, M. (2013). Lipman, M. (1997) Pensamiento complejo y educación. Contextos Educativos. Revista de Educación (2), 309-310. doi: https://doi.org/10.18172/con.416
Duarte, M. (2014). Propuesta de estrategias para la enseñanza aprendizaje de la asignatura de español"; Tesis de Maestría. Repositorio Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, Tegucigalpa, Honduras. Obtenido de file:///D:/DOCTORADO%20UNCP/MAESTRIA%20USIL/TESIS/TALLER%20TES IS%20USIL/TESIS%20PENSAMIENTO%20CRITICO/tesis%20oficial/DOCUMEN TOS%20SUSTENTACION/TESIS/REFERENCIAS%20DE%20TESIS%20P.C/propuesta-de-estrategias-metodologicas-para-la-ensenanza-aprendizaje-de-la
Educar, C. (06 de diciembre de 2022). https://www.educarchile.cl/fomentando-el- pensamientocritico#toc--componentes-e-indicadores-. Obtenido de https://www.educarchile.cl/fomentando-elpensamiento-critico#toc--componentes-e-indicadores-
Facione, P. (1990). “Critical thinking: a statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction”. American Philosophical Association, 1-111. Obtenido de https://philarchive.org/archive/FACCTA; http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722017000300084#B10
Facione, P. (2007). Pensamiento Crítico: ¿Qué es y por qué es importante? The California Academic Press, 22. Obtenido de https://eduteka.icesi.edu.co/pdfdir/PensamientoCriticoFacione.pdf
Fedorov, A. N. (2005). Siglo XXI La Universidad, el pensamiento crítico y el foro virtual. Innovación Educativa [en línea], 5(27), 5-15. doi: ISSN: 1665-2673. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=179421
Fourez, G. (2008). Como se elabora el conocimiento desde un enfoque socio constructivista. Revista Iberoamericana de Educación Nº 48, 188. Obtenido de https://rieoei.org/historico/recensiones/RecensionesColorMoralJimemez.pdf
Freire, P. (1970). Pedagogía del Oprimido. Sao Paulo - Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S/A.
Hernández, R., & Fernández, C. y. (2014). Metodología de la Investigación (6ta ed.). McGraw-Hill/Interamericana Editores.
Hernández, J. (2016). La modernidad liquida. Política y cultura - Scielo, 279 - 282. doi:versión impresa ISSN 0188-7742
Hurtado, D., Oseda, D., Zevallos, L., Quintana, J., & Zacarias, C. (2018). Métodos y técnicas de la investigación cualitativa. Huancayo, Junín: Soluciones Gráficas.
İlçin, N., Tomruk, M., Sevi, Y., & Karadibak Didem, S. (2018). The relationship between learning styles and academic performance in Turquía physiotherapy students. BMC Medical Education.
Lanuez, M., Martínez, M., & Pérez, V. (2008). La investigación educativa en el aula. Pueblo y Educación.
Malagón, E. (2020). Estrategias metodológicas en el desarrollo del pensamiento crítico.
Propuesta Guía didáctica de estrategias metodológicas; Tesis Maestría. Repositorio Universidad de Guayaquil, Guayaquil, Ecuador. Obtenido de http://repositorio.ug.edu.ec/bitstream/redug/50388/1/MALAG%C3%93N%20GALARZA%20EVELIN.pdf
Marciales, G. P. (2003). Pensamiento Crítico: Diferencias en estudiantes universitarios en el tipo de creencias, estrategias e inferencias en la lectura crítica de textos; Tesis Doctoral. Repositorio Universidad Complutense de Madrid, Madrid, España. Obtenido de https://eprints.ucm.es/id/eprint/4759/1/T26704.pdf
Milla, M. (2012). PENSAMIENTO CRÍTICO EN ESTUDIANTES DE [Tesis de Maestría, Universidad San Ignacio de Loyola]. Repositorio Universidad San Ignacio de Loyola.
Minedu. (2016). Currículo Nacional de la Educación Básica. Ministerio de Educación Perú.
Minedu. (2017). D.S. Nº 010-2017-MINEDU, Reglamento de la Ley Nº 30512. Normas Legales El Peruano. Ministerio de Educación, Lima, Perú. Obtenido de http://www.minedu.gob.pe/superiortecnologica/pdf/reglamento-de-la-ley-n-30512-ley-de-institutos-y-escuelas-de-educacion-superior-y-de-la-carrera-docentes.pdf
Minedu. (2017). Ley 30512, Ley de institutos y escuelas de educación superior y de la carrera pública de sus docentes. Normas Legales El Peruano. Ministerio de Educación Perú, Lima, Perú. Obtenido de http://www.minedu.gob.pe/superiortecnologica/pdf/reglamento-de-la-ley-n30512- ley-de-institutos-y-escuelas-de-educacion-superior-y-de-la-carrera-docentes.pdf
Minedu. (s.f.). Ley 30512 Ley de Institutos y escuelas de Educación Superior
Montoya, J. I., & Monsalve, J. C. (2015). Estrategias didácticas para fomentar el pensamiento crítico en el aula. Fundación Universitaria Católica del Norte, Medellín, Colombia. Obtenido de https://redalyc.uaemex.mx
Mora, F. (2020). Neuroeducador, una nueva profesión. Barcelona, España: Alianza. doi: ISBN13 9788413627915
Morán, E. (2021). Estrategia didáctica para desarrollar el pensamiento crítico en estudiantes de la carrera de nutrición, Tesis de Maestría. Repositorio Universidad San Ignacio de Loyola, Lima, Perú.
Moreno, F. M. (2015). Utilización de los materiales como estrategia de aprendizaje sensorial. Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal, Número especial 2, 772-789. doi: ISSN: 1012-1587
Ortiz, N. (2021). El pensamiento crítico y el rendimiento académico en los alumnos del primer ciclo del área de matemática de la Universidad Autónoma del Perú, Tesis de Maestría. Repositorio Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle, Lima, Perú. Obtenido de https://repositorio.une.edu.pe/
Parra, D. (2003). Manual de estrategias de enseñanza aprendizaje. Antioquia, Colombia: Servicio Nacional de Aprendizaje SENA.
Paul, R., & Elder, L. (2003). La mini guía para el pensamiento crítico conceptos y herramientas. Fundación para el Pensamiento Crítico www.criticalthinking.org.
Rojas, G. (2011). Uso adecuado de estrategias metodológicas en el aula. Investigación Educativa, 15(27), 182-187. doi: ISSN 1728-5852
Ruiz, C. (2011). La investigación cualitativa en educación crítica y prospectiva. Revista Electrónica de Humanidades, Educación y Comunicación Social - Dialnet. doi: ISSN- e 1856-9331
Vargas, Z. (2009). La Investigación Aplicada: Una forma de conocer las realidades con evidencia científica. Revista Educación, 33(1), 155-165. Obtenido de https://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=44015082010
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juan Manuel Canchumanya Popi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.