Poesia cênica. A arte do ator no Teatro Épico-Dialético

Autores

  • Jaime Jorge Prado Zavala Instituto de Educación Media Superior de la Ciudad de México (IEMS)

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.893

Palavras-chave:

Ator, Brecht, teatro épico

Resumo

Este reporte de corte monográfico visa conhecer a poética teatral de Bertholt Brecht a quem ainda não a conhece e oferecer outras perspectivas a quem já se aproximou dela. A partir de Massimo Castri, Bertholt Brecht, Luis de Tavira e da experiência de alguns intérpretes teatrais, são analisadas as características do perfil atoral do teatro épico-dialético e, sob essa ótica, o trabalho particular da Companhia Nacional de Teatro (México) da sua posta em cena da obra, O círculo de cal. Dessa forma o trabalho busca explicar essa teatralidade para quem não está familiriarizado com o teatro de Brecht e também abrir outras perspectivas para seus conhecedores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaime Jorge Prado Zavala, Instituto de Educación Media Superior de la Ciudad de México (IEMS)

    Actor, director, docente e investigador en artes escénicas, lengua y literatura. Doctor en Humanidades (Teoría Literaria) por la Unidad Iztapalapa de la Universidad Autónoma Metropolitana UAM-I). Maestro en Literatura Comparada por la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Miembro de la Asociación Mexicana de Investigación Teatral (AMIT) y coordinador de su Seminario de Actoralidades de la Escena Contemporánea (SAEC). Enlace-coordinador del Equipo Interdisciplinario de Investigaciones Escénicas (EIIE) del Instituto de Educación Media Superior de la Ciudad de México (IEMS).

Referências

Brecht, Bertolt. (2004) [1933-47.] Escritos sobre teatro. Barcelona: Alba.

Brecht, Bertolt. (1989). Las visiones y los tiempos oscuros. México: UNAM.

Brecht, Bertolt. (1976). Poesía. La Habana: Instituto Cubano del Libro.

Brecht, Bertolt. (2009) (1967). Teatro completo. Madrid: Cátedra.

Castri, Massimo. (1978). Por un teatro político: Piscator, Brecht, Artaud. Madrid: Akal.

Dort, Bernard. (2013). “Programa de mano” de El círculo de cal. México: CNT.

Harmony, Olga. (2013). “El círculo de cal”, en La Jornada. Jueves 17 de enero de 2013.

Martínez Monroy, Fernando (inédita). Tesis doctoral. Madrid: Universidad Complutense.

Martínez Monroy, Fernando (2018.) Cátedra de teoría dramática. (Seminario, taller y curso.) México: Ápeiron.

Ponce, Armando. 1981. “De Tavira: Por un teatro que recupere la conciencia colectiva”, en Proceso. 19 de septiembre de 1981.

Rivera, Virgilio Ariel. 1993 (1989.) La composición dramática. México: Gaceta.

Stanislavski, Constantin. (2013). Mi vida en el arte. La Habana: Alarcos. Estudio preliminar de N. Volkov.

Stanislavski, Constantin. (1992). Creación de un personaje. México: Diana.

Stanislavski, Constantin. (1990) (1953). Un actor se prepara. México: Diana.

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Investigación en Humanidades

Como Citar

Poesia cênica. A arte do ator no Teatro Épico-Dialético. (2021). Horizonte De La Ciencia, 11(21), 29-48. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.893