Excesso de docentes e escassez de professores A formação contínua: um desafio permanente

Autores

  • Humberto Huiza Oyola I. E. "Javier Heraud" Huancavelica
  • Abraham Ccencho Pari Universidad Nacional de Huancavelica
  • Martha Quinto Curasma I. E. "Leoncio Prado Gutiérrez" Huancavelica

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.785

Palavras-chave:

Docentes, formação de mestres, formação continuada

Resumo

No ensino encontramos uma série de categorias que não são equivalentes umas às outras, mesmo que sejam concebidas como sinônimos. Essas categorias são: instrutor, professor, mestre e líder. É fundamental esclarecer o que cada uma dessas categorias significa para evitar confusões e destacar suas características e desafios, a fim de elevar o nível qualitativo da nossa educação nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Humberto Huiza Oyola, I. E. "Javier Heraud" Huancavelica

    Docente e investigador en educación, ensayista y Director Ejecutivo del Instituto de Investigación, Promoción y Desarrollo Andino – IPRODEAN.

  • Abraham Ccencho Pari , Universidad Nacional de Huancavelica

    Docente e investigador en  educación y ciencias sociales adscrito al Departamento  Académico  de Ciencias  y Humanidades  de la Facultad de Ciencias de la Educación  de la UNH. Magister en Historia por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos.

  • Martha Quinto Curasma, I. E. "Leoncio Prado Gutiérrez" Huancavelica

    Docente e investigadora en educación y ciencias sociales. Lic. en Ciencias Sociales y Desarrollo Rural de la UNH.

Referências

Arguedas, J. (1986). Nosotros los Maestros. Lima: Horizonte.

Bruner, J. (2004). El Desarrollo Cognitivo y Educación. Madrid: Morata, Quinta Edición.

Chiroque, S. (s.f.). Organización Nuclear de los Docentes y Formación Continua. Plabra del Maestro N° 42.

Crisólogo, J. (1995). La Cantuta, formadora de maestros. La Cantuta, 63.

Delors. (1997). El Personal Docente en busca de Nuevas Perspectivas. Revista de Educación y Cultura N° 40, 26-27.

Merani, A. (1982). Psicología Genética. México: Grijalbo.

Ojeda, L., & García, F. (2007). Una Alternativa Amazónica de Formación Docente. Lima: Foro Educativo: Congreso Internacional.

Sanmartín, O. (2015). Los cinco grandes problemas del profesorado español. Obtenido de https://www.elmundo.es/sociedad/2015/11/03/5637c9dc268e3e02488b456c.html

Tenti, E. (2005). La Profesionalización de los docentes. Una mirada a Argentina, Brasil, Uruguay y Perú. Palabra del Maestro, N° 42.

Vigotsky, L. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Obtenido de https://saberespsi.files.wordpress.com/2016/09/vygostki-el-desarrollo-de-los-procesos-psicolc3b3gicos-superiores.pdf

Wiener, R. (2011). Reflexiones sobre el caso Ciro. Obtenido de http://rwiener.blogspot.com/2011/10/el-director-del-periodico-serio-que-mas.html

Vargas, J. L. Y. (2017). Derroteros de la educación peruana en el XXI: interculturalizar, decolonizar y subvertir. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 25(97), 918-942. https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002500988

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Excesso de docentes e escassez de professores A formação contínua: um desafio permanente. (2021). Horizonte De La Ciencia, 11(20), 309-328. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.785