A Inserção laboral e a inclusão educativa de jovens com deficiência auditiva em Chincha Alta
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.776Palavras-chave:
Inserção laboral, inclusão educativa, deficiência auditiva, habilitação laboralResumo
A inserção laboral e a inclusão educativa, é um problema que afeta os jovens com deficiência, pois se mistura a duas situações sociais: exclusão e discriminação. Este trabalho teve como objetivo calcular o grau de relação que existe entre inclusão educativa e a inserção laboral em uma população pós-adolescente afetada pela perda auditiva em Chincha Alta. Um estudo descritivo-correlacional foi desenhado com uma amostra de 106 jovens com deficiência auditiva no distrito de Chincha Alta, em Ica, a quem foram aplicados dois instrumentos para avaliar a inclusão educativa e a inserção laboral. Os resultados mostram que há uma relação moderada alta, sendo significativa, entre as variáveis inclusão educativa e inserção laboral de pessoas afetadas em seu potencial auditivo. Conclui-se que a inclusão educativa está significativamente relacionada ao aspecto laboral de pessoas com a audição diminuída em Chincha Alta durante o ano de 2019.
Downloads
Referências
Ainscow, M. y Miles, S. (2001). Making education for all inclusive: Where next? Prospects, 38(1), 15-34. Disponible en: http://dx.doi.org/10.1007/s11125-008-9055-0
Álvarez, W. (2017). Inserción laboral de personas con discapacidad en las instituciones públicas del distrito de Sicuani en el año 2016. Tesis de Licenciatura. Perú: UAC.
Blanco, R. (2011). La atención educativa a la diversidad: las escuelas inclusivas. Madrid: OEI.
Cendreno, L. (2017). La discapacidad como factor de discriminación en el ámbito laboral Tesis Doctoral. España: UCM. Recuperado de: https://eprints.ucm.es/40893/1/T38289.pdf
Cortez, J. (2015). Análisis de las principales medidas implementadas por el Estado Peruano para promover el acceso al empleo de las personas con discapacidad. Maestría en Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social. Perú: PUCP.
Delmastro y De Montes (2015). La incorporación de la Empresa de Producción Social como proyecto educativo para la inserción socio-laboral de las personas con discapacidad de TELBCOL. España: Universidad de Córdoba. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=65990
Echeita, G. y Ainscow, M. (2010). La educación inclusiva como derecho. Marco de referencia y pautas de acción para el desarrollo de una revolución pendiente. Revista Tejuelo. N° 12. Disponible en: https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/661330/educacion_echeita_TEJUELO_2011.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Garavito, D. (2014). La inclusión de las Personas con Discapacidad en el mercado laboral colombiano, una acción conjunta. Maestría en Discapacidad e Inclusión Social. Colombia: UNC. Recuperado de: http://bdigital.unal.edu.co/46075/1/52646657.2014.pdf.
Giné, C. y Font, J. (2007). El alumnado con discapacidad intelectual y del desarrollo. En Joan Bonals y Manuel Sánchez-Cano (coord.) Manual de asesoramiento pedagógico (pp. 879-914). Barcelona: Editorial Grao.
King and Edmunds (2001). Leadership for Inclusion. Critical issues in the future of learning and teaching. Canada: Brock University. from: https://www.sensepublishers.com/media/577-leadership-for-inclusion.pdf
INEI - Instituto Nacional de Estadística e Informática del Perú (2017). Resultados definitivos del Censo XII de población, VII de vivienda, III de comunidades indígenas - Región Ica. Ediciones INEI, Tomo I, p.687 y ss. Disponible en: https://www.inei.gob.pe/media/MenuRecursivo/publicaciones_digitales/Est/Lib1545/
Lazo, M. (2016). Acceso laboral de las personas con discapacidad visual en el Distrito Metropolitano de Quito: indicadores y estrategias que fomenten su inclusión social. Maestría en Desarrollo del control Comunitario. Ecuador: PUCE. Recuperado: http://repositorio.puce.edu.ec/handle/22000/1230
Ley 27337 (2000). Código de los niños y adolescentes del Perú. Disponible en: http://www2.congreso.gob.pe/sicr/cendocbib/con2_uibd.nsf/785F189E4413AAE805257662007254DA/$FILE/PERU_LEY_27337.pdf
Ley 28044 (2003). Ley General de Educación del Perú. Disponible en: http://www.minedu.gob.pe/comunicado/pdf/normativa-2018/ley-28044/ley-28044-ley-general-de-educacion-24-11-2017.pdf
Lidón, L. (2013). Derechos humanos, discapacidad y toma de conciencia: artículo 8 de la Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad, un camino previo por recorrer. Programa de doctorado en Derechos Humanos, Democracia y Justicia Internacional. España: UV. Recuperado de: http://roderic.uv.es/bitstream/handle/10550/32238/TESIS%20DOCTORAL_ LEONOR%20LID%c3%93N%20HERAS_DEPOSITO%20DEF_PAPEL.pdf?squence=1&isAllowed=y
Marchesi, Á. (2014). Estrategias para el cambio educativo. Pensamiento Iberoamericano, 7(2), 253-268.
Moliner, O. (2013). Educación Inclusiva. Brasil: Universidad de Jaume. Recuperado de: http://repositori.uji.es/xmlui/bitstream/handle/10234/72966/s83.pdf?sequence=1
Murphy, K. (2014). Teacher Attitudes Toward Inclusion Practices. As the study of teachers' attitudes towards inclusion and inclusion in general becomes even more profound, it is discovered that there is a disconnection between research and the classroom. Master of Arts in Education Faculty of Education. Canada: Mount Saint Vincent University. Recuperado de:http://dc.msvu.ca:8080/xmlui/bitstream/handle/10587/1372/KristaMurphyMAEdThesis2014.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Nussbaum, Martha (2007). Las fronteras de la justicia. Consideraciones sobre la exclusión, trad. de Ramón Vila Vernis y Albino Santos Mosquera, Paidós, Barcelona. Citado por Cuenca (2012) Revista de Estudios Políticos. Universidad Carlos III de Madrid. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5712189
Parrilla, Á. (2002). La voz de la experiencia: la colaboración como estrategia de inclusión. Aula de Innovación Educativa, 121
Pérez, O. (2011). Feminismo, Liberalismo y Comunitarismo. Una aproximación a sus relaciones, implicaciones y dilemas, Sistema, 217
Pernía, M. (2019). Reacción intermodal de las cortezas auditiva y visual de la rata en un modelo de sordera bilateral a largo plazo. Tesis de Doctor en Neurociencias. Universidad de Salamanca.
Saleem, A. (2017). Teachers' attitudes towards the inclusion of children with special educational needs in Jordanian ordinary schools. PhD thesis. UK: University of Nottingham. From: prints.nottingham.ac.uk/44620/1/Saleem%20- Coreccted%20PhD%20Thesis%20-ploaded%20%281%29%20%281%29.pdf
Unesco (2008). Examen de la situación actual de la educación Especial. Paris: Unesco.
Vidal, R. y Cornejo, C. (2012). Empleo con apoyo: Una estrategia de inserción laboral para jóvenes con discapacidad intelectual. Revista Convergencia Educativa, 1, 113– 127.Recuperado de: http://www.descubreme.cl/wp-content/uploads/2019/04/Empleo-con-apoyo_Una-estratega-para-jo%CC%81venes.pdf
Vigostky L.S. (1982). De las agendas personales de L.S. Vigostky. Revista de la Universidad Estatal de Moscú. Citado por Tatiana V. Akutina en L.S. Vigostky y L.R. Luria: La formación en neuropsicología. Recuperado de: DialnetLSVigotskyYARLuria-2011215%20(1).pdf
Walsh, M. (2018). The Inclusion of Students with Special Needs in the General Education Classroom. Senior Theses and Capstone Projects. USA: Dominican University of California. from: https://scholar.dominican.edu/senior-theses/69/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Shirley Mirella Vásquez León, Edward Faustino Loayza Maturrano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.