Consistência epistemológica das teses de pós-graduação em educação da Universidade Nacional do Centro do Peru

Autores

  • Mario Rudi Hilario Márquez Universidad Nacional del Centro del Perú
  • Zulema Mónica Calzada Flores

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2023.24.1678

Palavras-chave:

Educação, consistência epistemológica, pós-graduação, tese

Resumo

A pesquisa procurou determinar o nível de consistência epistemológica das teses de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Nacional do Centro do Peru. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, tipo básico, nível descritivo, com delineamento não experimental. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e a matriz de dupla entrada como instrumento. A amostra, não probabilística e por cotas, foi composta por 47 teses de pós-graduação do período 2017-2019. Obtendo 15,5 como média vigesimal, concluiu-se que o nível de consistência epistemológica das teses é alto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Alvarado, C. (2005). Epistemología. Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Perú.

Árraga & Añez (2003). Aprendizaje, Enfoques Epistemológicos y Estilos de Pensamiento.https://es.scribd.com/document/434302188/Aprendizajeenfoquesepistemolgicosypensamiento

Ayer, A. (1978). El positivismo lógico. Fondo de Cultura Económica, México.

Bunge, M. (2002). Epistemología. Edit. Ariel, España.

Bunge, M. (2007). Diccionario de Filosofía. Siglo XXI Editores, México.

Camacho, H. (2000). Enfoques epistemológicos y secuencias operativas de investigación. Venezuela. http://padron.entretemas.com.ve/Tesistas/TesisHermelinda.pdf

Carli, A. (2014). Bases epistemológicas para la investigación científica. Editorial Biblos, Argentina.

Casas, R. y Matta, C. (2006). El método científico. Editorial Mantaro. Perú.

Cencia, O. (2017). Tesis doctorales en educación en universidades públicas de la región central del Perú́ 2010-2015. Tesis doctoral UNCP, Huancayo.

Guba, E. y Lincoln, Y. (2020). Paradigmas en competencia en la investigación cualitativa. En Denman, C. & Haro, H. (Eds.). Por los rincones. Antología de métodos cualitativos en la investigación social. El Colegio de Sonora, México. 113-146.

Hernández-Sampieri, R. & Mendoza, C (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta, Editorial Mc Graw Hill, México.

Martínez, J. & Cantillo, E. (2013). Análisis de enfoques epistemológicos en tesis doctorales relacionadas con el marketing y el emprendimiento. En Escenarios. 11, (2), 47-51. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4735072

Maita, M. (2017). Estilos de Pensamiento y Enfoques Epistemológicos. Revista Scientific. 3 (7), 374/393. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2018.3.7.19.374-393

Moulines, U. (1982). Exploraciones metacientíficas. Alianza Editorial, España.

Ñaupas, H., Mejía, E., Novoa, E. & Villagómez. (2014). Metodología de la investigación. Ediciones de la U, Colombia.

Padrón, J, (1998). La estructura de los procesos de investigación. U.S.R. Decanato de Postgrado. Caracas - Venezuela.

Padrón, J, (2007). Tendencias epistemológicas de la investigación científica en el Siglo XXI. Cinta de Moebio. U. S. R. Venezuela.

Parra, M. (2005). Fundamentos epistemológicos, metodológicos y teóricos que sustentan un modelo de investigación cualitativa en las ciencias sociales. Universidad de Chile. Tesis doctoral. https://cupdf.com/document/fundamentos-epistemologicos-metodologicos-y-teoricos-que-sustentan-un-modelo-de-investigacion-cualitativa-en-las-ciencias-sociales.html

Piscoya, L. (2009). El proceso de la investigación científica. Fondo Editorial UIGV, Lima, Perú.

Popper, K. (1980). La lógica de la investigación científica. Editorial Tecnos, España.

Salazar, A. (1967). Iniciación filosófica. Editorial Universo, Lima, Perú.

Yáñez, P. (2018). Estilos de pensamiento, enfoques epistemológicos y la generación del conocimiento científico. Revista Espacios. 39 (51). https://www.revistaespacios.com/a18v39n51/a18v39n51p18.pdf

Zepeda, J. & Pesci, A. (2018) La matriz de operacionalización del problema científico: Una herramienta para asegurar la coherencia epistemológica. VI Encuentro Latinoamericano de Metodología de las Ciencias Sociales. URL: http://elmecs.fahce.unlp.edu.ar/vi-elmecs/actas/ponencias-por-titulo-2018

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Consistência epistemológica das teses de pós-graduação em educação da Universidade Nacional do Centro do Peru. (2023). Horizonte De La Ciencia, 13(24), 69-84. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2023.24.1678