A organização escolar através de metáforas

Autores

  • Jazmín Lizeth Montoya Alegría Pontificia Universidad Católica del Perú
  • Claudia Rosa Salcedo Pérez Pontificia Universidad Católica del Perú
  • Rosa María Tafur Puente Pontificia Universidad Católica del Perú

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2023.24.1675

Palavras-chave:

Organização escolar, metáfora, organização do professorado, organização dos diretivos, organização do tempo

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as metáforas utilizadas por diretores e professores de duas instituições de ensino sobre a organização escolar. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Uma das conclusões a que se chegou é que em ambas as instituições de ensino a organização é considerada como garantidora e guardiã da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento profissional de professores e gestores; e que as metáforas utilizadas para explicar a realidade escolar dão conta da organização da instituição de ensino, dos professores, dos gestores e dos tempos de desenvolvimento dos diferentes processos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Abril, V. (2008). Técnicas e instrumentos de la investigación. bit.ly/3lBMpiT

Bazo, C. (4 de abril del 2008). Las metáforas sobre la organización escolar. Blog de la maestría y doctorado de la educación. bit.ly/3rG9QeR

Bracho, O. y García, J. (2013). Algunas consideraciones sobre liderazgo transformacional. Telos, 15(2), 165-177. bit.ly/3lF4uwH

Bustamante, G. (2007). La comunicación interna en una organización escolar y sus implicancias en el proceso de gestión educativa [Tesis de maestría, Pontificia Universidad Católica del Perú]. bit.ly/336quKz

Bustos, E. (2000). La metáfora. Ensayos transdisciplinares. Fondo de Cultura Económica/UNED. bit.ly/3ovUBU1

Carda, R. y Larrosa, F. (2004). La organización del centro educativo. Manual para maestros. Editorial Club Universitario. bit.ly/3rIfA7Y

Cerdeño, B. E. (2001). Gerencia y organización escolar: herramientas que construyen la eficacia educativa. Espacio Abierto, 10(4). bit.ly/300F1Gl

Daza, W. G. I. (2018). Investigación educativa desde un enfoque cualitativo: la historia oral como método. Voces de la Educación, 3(6), 93-110. bit.ly/3It4Y2A

Decreto Supremo N° 044-2020-PCM [con fuerza de ley]. Que declara Estado de Emergencia Nacional por las graves circunstancias que afectan la vida de la Nación a consecuencia del brote del COVID-19. 15 de marzo de 2020. bit.ly/336ebhi

Echeverría, G. (2005). Análisis cualitativo por categorías. Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Escuela de Psicología. https://bit.ly/2USctf7

Emilio, C. (2016). Metáfora y concepto: ¿Ricoeur crítico de Lakoff y Johnson? Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura, 26(1), 102-110. bit.ly/3EvkY1R

Fuentes-Sordo, O., (2015), La organización escolar. Fundamentos e importancia para la dirección en la educación, VARONA, (61), 1-12. bit.ly/337l9Te

Gil, M., Remolina, W., Barreto, J., Panqueva, Y., Zambrano, C. y Contreras, G. (2015). Organización escolar. Práctica profesional I: gestión y organización escolar. bit.ly/3y3kzS0

Gutiérrez, G., Chaparro, A. y Azpillaga, V. (2017). La organización escolar como variable asociada al logro educativo. Innovación educativa (Méx. DF), 17(74). bit.ly/3lGdQbx

Lambrecht, J., Lenkeit, J., Hartmann A., Ehlert, A., Knigge, M. & Spörer, N. (2020). The effect of school leadership on implementing inclusive education: how transformational and instructional leadership practices affect individualised education planning. International Journal of Inclusive Education. DOI: 10.1080/13603116.2020.1752825

Ramírez, G. Z. (2014). Análisis metafórico: Una herramienta para los Estudios Culturales. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, (39), 149-171. bit.ly/3pvmZVv

Reales, L., Arce, J. y Heredia, F. (2008). La organización educativa y su cultura: una visión desde la postmodernidad. Laurus, 14(26), 319-346. bit.ly/3pyPrFZ

Robinson, V., Lloyd, C. & Rowe, K. (2014). El impacto del liderazgo en los resultados de los estudiantes: Un análisis de los efectos diferenciales de los tipos de liderazgo. REICE, 12(04), 13-40. bit.ly/2ZZhdCI

San Fabián Maroto, J. L. (2011). El papel de la organización escolar en el cambio educativo: la inercia de lo establecido. Revista de Educación, 356, 41-60.

bit.ly/31sctGH

Sebastian, J., Allensworth, E., Wiedermann, W., Hochbein, C. & Cunningham, M. (2019). Principal Leadership and School Performance: An Examination of Instructional Leadership and Organizational Management. Leadership and Policy in Schools, 18(4), 591-613. DOI: 10.1080/15700763.2018.1513151

Vázquez, R. (2007). Las Metáforas: Una Vía Posible para Comprender y Explicar las Organizaciones Escolares y la Dirección de Centros. Un Modelo Jerárquico de Dos Niveles. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5 (3), 137-151. bit.ly/3rId0Pw

Villalta, M. (2013). Organización escolar y trabajo de enseñanza en aula de establecimientos de alto desempeño educativo. Universitas Psychologica, 13(1). bit.ly/3lImy97

Villalva, M. y Fierro, I. (2017). Liderazgo democrático: una aproximación conceptual. INNOVA Research Journal, 2(4), 155-162. bit.ly/31A5JXd.

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

A organização escolar através de metáforas. (2023). Horizonte De La Ciencia, 13(24), 39-51. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2023.24.1675