Estratégia Petracomline em soft skills empresariais em estudantes do IESTP "Andrés Avelino Cáceres Dorregaray", Huancayo

Autores

  • Mariella Salcedo Núñez Universidad Nacional de Huancavelica
  • Zeida Patricia Hoces La Rosa Universidad Nacional de Huancavelica
  • Carlos Fernando López Rengifo Universidad Nacional del Centro del Perú
  • Lizardo Chachi Montes Universidad Nacional de Huancavelica

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.23.1472

Palavras-chave:

soft skills, estratégias empreendedoras, gestão do conhecimento

Resumo

Na investigação foi contrastada a hipótese "A aplicação da estratégia PETRACOMLINE melhora significativamente o nível de conhecimento das soft skills empreendedoras dos alunos de um Instituto de Ensino Superior Tecnológico Público da região de Junín". Foi investigado com abordagem quantitativa e com desenho quase-experimental, em uma amostra de 60 alunos. Foram realizadas seis sessões, com seis tarefas extracurriculares, para desenvolver seis habilidades, aplicando-se um teste para medir o conhecimento sobre soft skills ao final do experimento, obtendo como resultado que o grupo experimental apresentou um nível de conhecimento melhor que o grupo controle.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariella Salcedo Núñez, Universidad Nacional de Huancavelica

    Mariella Salcedo Núñez, Universidad Nacional de Huancavelica/ Programa de doctorado en Ciencias de la Educación; Escuela de Posgrado de la Facultad de Ciencias de la Educación; Huancavelica, Huancavelica, Perú.

  • Zeida Patricia Hoces La Rosa, Universidad Nacional de Huancavelica

    Zeida Patricia Hoces La Rosa, Universidad Nacional de Huancavelica; Carrera Profesional Ciencias Sociales y desarrollo rural / Programa de Doctorado en Ciencias de la Educación de la Facultad de Ciencias de la Educación; Huancavelica, Huancavelica, Perú.

  • Carlos Fernando López Rengifo, Universidad Nacional del Centro del Perú

    Carlos Fernando López Rengifo, Universidad Nacional del Centro del Perú, Carrera Profesional de Ciencias Matemáticas e informática/ Programa de Doctorado en Educación, Departamento de Educación; Huancayo, Junín, Perú.

  • Lizardo Chachi Montes, Universidad Nacional de Huancavelica

    Lizardo Chachi Montes, Universidad Nacional de Huancavelica/ Programa de doctorado en Ciencias de la Educación; Escuela de Posgrado de la Facultad de Ciencias de la Educación; Huancavelica, Huancavelica, Perú.

Referências

Cáceres, E., Peña, P., y Ramos, L. (2018). Las habilidades blandas y el desempeño laboral: un estudio exploratorio del impacto del aprendizaje formal e informal y la Inteligencia Emocional en el desempeño laboral de colaboradores de dos empresas prestadoras de servicios en el Perú. Universidad del Pacífico.

Cori, S., Oseda, J., y Vila, M. (2008). Metodología de la investigación. Pirámide.

Guerra, S. P. (2019). Una revisión panorámica al entrenamiento de las habilidades blandas en estudiantes universitarios. Psicología escolar y educacional. http://orcid.org/0000-0001-5367-5069

Hang, T., Laura, R., y Shaw, K. (2018). The Importance of Developing Soft Skill Sets for the Employability of Business Graduates in Vietnam: A Field Studyon Selected Business Employers. Journal of Education and Culture Studies, 32-45.

Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw Hill Education.

Illescas, J. M. (2019). Desarrollo de habilidades blandas como estrategia de mitigación a la automatización de la mano de obra en las empresas [Tesis de licenciatura]. Universidad del Azuay. http://dspace.uazuay.edu.ec/bitstream/datos/9506/1/15145.pdf

Marín, M. (2017). Estrategias para el fomento del espíritu emprendedor de los estudiantes de la Universidad Nacional Experimental Sur del Lago. UNESL.

Mejía, E. (2005). Técnicas e instrumentos de investigación. Universidad Nacional Mayor de San Marcos.

Ortega, T. (2016). Desenredando la conversación sobre habilidades blandas. Banco de Desarrollo de América Latina.

Salcedo, M. (2019). Estrategia Petracomline. Universidad Nacional de Huancavelica.

Vargas, Z. (2009). La investigación aplicada: una forma de conocer las realidades con evidencia científica. Red de Revistas Científicas de América Latina, 33(1), 155-165.

Vera, F. (2016). Infusión de habilidades blandas en el currículo de la educación superior: clave para el desarrollo de capital humano avanzado. Revista Akademeia. 7(1), 53-73. http://revistas.ugm.cl/index.php/rakad/article/view/137

Publicado

2022-06-25

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Estratégia Petracomline em soft skills empresariais em estudantes do IESTP "Andrés Avelino Cáceres Dorregaray", Huancayo. (2022). Horizonte De La Ciencia, 12(23). https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.23.1472