Estratégia Petracomline em soft skills empresariais em estudantes do IESTP "Andrés Avelino Cáceres Dorregaray", Huancayo
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.23.1472Palavras-chave:
soft skills, estratégias empreendedoras, gestão do conhecimentoResumo
Na investigação foi contrastada a hipótese "A aplicação da estratégia PETRACOMLINE melhora significativamente o nível de conhecimento das soft skills empreendedoras dos alunos de um Instituto de Ensino Superior Tecnológico Público da região de Junín". Foi investigado com abordagem quantitativa e com desenho quase-experimental, em uma amostra de 60 alunos. Foram realizadas seis sessões, com seis tarefas extracurriculares, para desenvolver seis habilidades, aplicando-se um teste para medir o conhecimento sobre soft skills ao final do experimento, obtendo como resultado que o grupo experimental apresentou um nível de conhecimento melhor que o grupo controle.
Downloads
Referências
Cáceres, E., Peña, P., y Ramos, L. (2018). Las habilidades blandas y el desempeño laboral: un estudio exploratorio del impacto del aprendizaje formal e informal y la Inteligencia Emocional en el desempeño laboral de colaboradores de dos empresas prestadoras de servicios en el Perú. Universidad del Pacífico.
Cori, S., Oseda, J., y Vila, M. (2008). Metodología de la investigación. Pirámide.
Guerra, S. P. (2019). Una revisión panorámica al entrenamiento de las habilidades blandas en estudiantes universitarios. Psicología escolar y educacional. http://orcid.org/0000-0001-5367-5069
Hang, T., Laura, R., y Shaw, K. (2018). The Importance of Developing Soft Skill Sets for the Employability of Business Graduates in Vietnam: A Field Studyon Selected Business Employers. Journal of Education and Culture Studies, 32-45.
Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw Hill Education.
Illescas, J. M. (2019). Desarrollo de habilidades blandas como estrategia de mitigación a la automatización de la mano de obra en las empresas [Tesis de licenciatura]. Universidad del Azuay. http://dspace.uazuay.edu.ec/bitstream/datos/9506/1/15145.pdf
Marín, M. (2017). Estrategias para el fomento del espíritu emprendedor de los estudiantes de la Universidad Nacional Experimental Sur del Lago. UNESL.
Mejía, E. (2005). Técnicas e instrumentos de investigación. Universidad Nacional Mayor de San Marcos.
Ortega, T. (2016). Desenredando la conversación sobre habilidades blandas. Banco de Desarrollo de América Latina.
Salcedo, M. (2019). Estrategia Petracomline. Universidad Nacional de Huancavelica.
Vargas, Z. (2009). La investigación aplicada: una forma de conocer las realidades con evidencia científica. Red de Revistas Científicas de América Latina, 33(1), 155-165.
Vera, F. (2016). Infusión de habilidades blandas en el currículo de la educación superior: clave para el desarrollo de capital humano avanzado. Revista Akademeia. 7(1), 53-73. http://revistas.ugm.cl/index.php/rakad/article/view/137
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.