Discussões sobre a pesquisa naturalista em educação: notas sobre a Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.23.1465Palavras-chave:
pesquisa naturalista, conceito, educação, dados, objetividadeResumo
Este ensaio científico analisa a pesquisa naturalista e as características que a educação tem como alternativa. Da mesma forma, se conhece brevemente a evolução da educação na Costa Rica em seus primórdios e seus métodos provisórios de pesquisa, bem como algumas das tendências clássicas da pesquisa quantitativa em educação que permitiram que esse tipo de pesquisa se abrisse e proporcionasse novas perspectivas e experiências de aprendizado. Por fim, se conclui que, embora a pesquisa naturalista não seja uma resposta às abordagens clássicas de pesquisa desenvolvidas em educação, é uma alternativa que surge como uma necessidade de agregar possibilidades de modelos educacionais mediados pelo currículo ou avaliação, ou de posições ingênuas de observação participante.
Downloads
Referências
Araya, C (2006). Crecimiento, democratización y diversificación de la educación superior en Costa Rica (1970-1994). En: Salazar, J.M.(Editor) Historia de la educación costarricense. San José, CR: EUNED. pp. 365-408.
Cruz, V. (2006). La educación y la cultura costarricense en el siglo XIX: De las cortes de Cádiz a las reformas educativas. En: Salazar, J.M.(Editor) Historia de la educación costarricense. San José, CR: EUNED. pp. 3-68.
Fischel Volio, A. (2006). La educación costarricense: entre el liberalismo y el intervencionismo. En: Salazar, J.M.(Editor) Historia de la educación costarricense. San José, CR: EUNED. pp. 73-109.
Herrera Flores, J. (2005). Los derechos humanos como productos culturales. Crítica al humanismo abstracto. Madrid: Catarata
Jiménez, I. M. (2007). Educación y sociedad en Costa Rica: de 1821 al presente (una historia no autorizada). Diálogos Revista Electrónica, 8(2), 148-356.
Molina, I (2007). Educación y sociedad en Costa Rica: de 1821 al presente (una historia no autorizada). Diálogos Revista Electrónica de Historia 8 (2) Informe especial.
Montoya, C., Cendrós Guasch, J., & Govea de Guerrero, M. (2007). Naturalismo o antinaturalismo en la investigación. Revista de Ciencias Sociales, 13(2), 346-354.
Programa Estado de la Nación (2021). Octavo Estado de la Educación 2021.Programa Estado de la Nación. San José́, C.R: CONARE - PEN, 2021.
Rojas, C. (2006). La ciencia como lenguaje. Heredia, Universidad Nacional.
Salazar, J.M.(Editor) (2003). Historia de la educación costarricense. San José, CR: EUNED.
Sánchez Flores, F. A. (2019). Fundamentos epistémicos de la investigación cualitativa y cuantitativa: Consensos y disensos. Revista digital de investigación en docencia universitaria, 13(1), 102-122.
Stenhouse, L (2004). La investigación como base de la enseñanza. 5 edición. Ediciones Morata. S.L, Madrid.
Santos, B. (2006). Renovar la teoría crítica y reinventar la emancipación social. Encuentros en Buenos Aires. Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Buenos Aires. Colección, Edición y Distribución Cooperativa. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Buenos Aires, Argentina.
Weiss, C. (1983). Investigación evaluativa. Métodos para determinar la eficiencia de los programas de acción. Editorial Trillas, S.A: México, D.F
Wittrock, M. (1989). La investigación de la enseñanza, II. Métodos cualitativos y de observación. Paidós, Educador: Barcelona, España.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.