Estilos de enfrentamento do estresse e bem-estar psicológico em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1083Palavras-chave:
Estilos de enfrentamento, estresse, enfrentamento do estresse, bem-estar psicológico, bem-estar subjetivoResumo
A relação entre os estilos de enfrentamento do estresse e o bem-estar psicológico é explorada em um grupo de adolescentes escolares (n = 237), com idades entre 16 e 17 anos, pertencentes a uma Escola de Líderes. Foram utilizados o Stress Coping Styles Questionnaire e a Psychological Well-Being Scale. Os resultados indicam que a prática mínima de estilos de enfrentamento focados no problema estão inversamente relacionados a um alto bem-estar psicológico, enquanto o desenvolvimento mínimo de estilos focados na emoção e estilos adicionais de enfrentamento do estresse estão relacionados ao baixo desenvolvimento de bem-estar psicológico.
Downloads
Referências
American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6.a ed.). American Psychological Association.
Araujo, V. y Savignon, D. (2018). Bienestar psicológico en estudiantes repitentes de la Facultad de Psicología de la Universidad de La Habana. Revista Cubana Educación Superior, 2, 178-188. http://scielo.sld.cu/pdf/rces/v37n2/rces14218.pdf
Ávila, J. (2014). El estrés un problema de salud del mundo actual. Revista Con-Ciencia, 2 (1), 115 - 124. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?pid=S2310-02652014000100013&script=sci_arttext
Bermúdez, V. (2018). Ansiedad, depresión, estrés y autoestima en la adolescencia. Relación, implicaciones y consecuencias en la educación privada. Cuestiones Pedagógicas, 26, 37-52. http://dx.doi.org/10.12795/CP.2017.i26.03
Carver, C., Scheier, M. y Weintraub, J. (1989). Assessing coping strategies: a theoretically based approach. Journal of personality and social psychology, 56 (2), 267-283. https://doi.org/10.1037/0022-3514.56.2.267
Castillo-Blanco, R. y Alegre, A. (2015). Importancia del tamaño del efecto en el análisis de datos de investigación en psicología. Persona: Revista de la facultad de psicología, 18, 137-148. https://doi.org/10.26439/persona2015.n018.503
Casullo, M., Brenlla, M., Castro, A., Soledad, M., Gonzáles, R., Maganto, C. y Morote, R. (2002). Evaluación del Bienestar Psicológico en Iberoamérica. Paidós.
Casullo, M., y Castro, A. (2000). Evaluación del bienestar psicológico en estudiantes adolescentes argentinos. Revista de Psicología de la PUCP, 18 (1), 35-68. https://doi.org/10.18800/psico.200001.002
Casuso, L. (1996). Adaptación de la prueba de COPE sobre estilos de afrontamiento en grupo de estudiantes universitarios de Lima. PUCP.
Cruzado, A. (2018). Bienestar Psicológico y Religiosidad en Jóvenes de una Universidad de la Ciudad de Cajamarca [Tesis de grado, Programa de licenciatura en psicología, Universidad Privada Antonio Guillermo Urrelo]. Repositorio de la Universidad Privada Antonio Guillermo Urrelo. http://repositorio.upagu.edu.pe/handle/UPAGU/844
Escudero, J. (2017). Bienestar psicológico e involucramiento religioso en estudiantes universitarios de Lima. Revista de Investigación en Psicología, 20 (2) 327 – 346. http://dx.doi.org/10.15381/rinvp.v20i2.14044
Ferguson, C. (2009). An Effect Size Primer: A Guide for Clinicians and Researchers. Professional Psychology: Research and Practice, 40 (5), 532–538. https://psychology.okstate.edu/faculty/jgrice/psyc5314/AnEffectSizePrimer_2009.pdf
Gaete, V. (2015). Desarrollo psicosocial del adolescente. Revista chilena de pediatría, 86 (6), 436 - 443. http://dx.doi.org/10.1016/j.rchipe.2015.07.005
González, R., Montoya, I., Casullo, M. y Bernabeu, J. (2002) Relación entre estilos y estrategias de afrontamiento y bienestar psicológico en adolescentes. Psicothema,14 (2), 363-368. http://www.psicothema.com/psicothema.asp?id=733
Güilgüiruca, M., Meza, K., Góngora, R. y Moya, C. (2015). Factores de riesgo psicosocial y estrés percibido en trabajadores de una empresa eléctrica en Chile. Medicina y Seguridad del Trabajo, 61 (238), 57 – 67. https://dx.doi.org/10.4321/S0465-546X2015000100006
Gutierrez, N. y Veliz, Y. (2018). Estrategias de afrontamiento y bienestar psicológico en estudiantes del nivel secundario de una institución particular de Lima Sur [Trabajo de grado, Programa de psicología, Universidad Peruana Unión]. Repositorio de la Universidad Peruana Unión. https://repositorio.upeu.edu.pe/bitstream/handle/UPEU/1012/Ninet_Bachiller_2017.pdf?sequence=5&isAllowed=y
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, M. (2010). Metodología de la investigación (5.a ed.). McGraw-Hill.
Herrera-Covarrubias, D., Coria-Avila, G., Muñoz-Zavaleta, D., Graillet-Mora, O., Aranda-Abreu, G., Rojas-Durán, F., Hernández, H. y Ismail, N. (2017). Impacto del estrés psicosocial en la salud. Revista de neurobiología, 8 (17), [1 – 23]. http://www.uv.mx/eneurobiologia/vols/2017/17/17.html
Janscht, I. (2012). Adaptación del cuestionario de Modos de Afrontamiento al Estrés para agentes de seguridad de una Empresa privada de Lima Metropolitana [Trabajo de grado, Programa de licenciatura en psicología, Universidad César Vallejo]. Biblioteca digital Scrib. https://es.scribd.com/document/352060496/Anthea-Jantsch-Isabel-Adaptacion-Del-Cuestionario-de-Modos-de-Afrontamiento-Del-Estres-janscht
Kuperminc, G., Leadbeater, B., Emmons, C. y Blatt, S. (1997). Perceived school climate and difficulties in the social adjustment of middle school students. Applied Developmental Science, 1 (2), 76-88. https://doi.org/10.1207/s1532480xads0102_2
Martínez, A., Piqueras, J. y Inglés, C. (2011). Relaciones entre Inteligencia Emocional y Estrategias de Afrontamiento ante el Estrés. Revista electrónica de motivación y emoción, 37 (6), [1 - 24]. http://www.javiercastilloformacion.com/wp-content/uploads/2016/11/Relaciones-entre-Inteligencia-Emocional-y-Estrategias.pdf
Martínez, P. y Morote, P. (2001). Preocupaciones de adolescentes de Lima y sus estilos de afrontamiento. Revista de Psicología de la PUCP, 19 (2), 211-236. https://doi.org/10.18800/psico.200102.001
Martínez-Correa, A., Reyes, G., García-León, A. y González-Jareño, M. (2006). Optimismo/pesimismo disposicional y estrategias de afrontamiento del estrés. Psicothema, 18 (1), 66-72. https://www.redalyc.org/pdf/727/72718110.pdf
Naranjo, M. (2009). Una revisión teórica sobre el estrés y algunos aspectos relevantes de éste en el ámbito educativo. Educación, 33 (2), 171-190. https://www.redalyc.org/pdf/440/44012058011.pdf
Paris, L. y Omar, A. (2009). Estrategias de afrontamiento del estrés como potenciadoras de bienestar. Psicología y salud, 19 (2), 167 – 175. https://doi.org/10.25009/pys.v19i2.626.
Peiro, J. y Rodríguez, I. (2008). Estrés laboral, liderazgo y salud organizacional. Papeles del Psicólogo, 29 (1), 68-82. https://www.redalyc.org/pdf/778/77829109.pdf
Romero, A., Zapata, R., García-Mas, A., Brustad, R., Garrido R., y Letelier, A. (2010). Estrategias de afrontamiento y bienestar psicológico en jóvenes tenistas de competición. Revista de Psicología del Deporte, 19 (1), 117-133. https://www.redalyc.org/pdf/2351/235116414008.pdf
Ryff, C. y Keyes, C. (1995). The Structure of Psychological Well-being Revisited. Journal Personality and Social Psychology, 69 (4), 719-727. https://doi.org/10.1037/0022-3514.69.4.719
Salas, C. (2018). Afrontamiento del estrés y su relación con el bienestar psicológico e inteligencia emocional en alumnos preuniversitarios del CEPURP 2016 [Tesis de maestría, Programa doctoral en psicología, Universidad Cesar Vallejo]. Repositorio de la Universidad Cesar Vallejo. https://repositorio.ucv.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12692/21238/Salas_MC.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Vielma, J. y Alonso, L. (2010). El estudio del bienestar psicológico subjetivo. Una breve revisión teórica». Revista Educere, 14 (49), 265-275. https://www.redalyc.org/pdf/356/35617102003.pdf
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edira Yelitze Urbano Reaño
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.