Percepções de integrantes da Comunidade Educativa sobre a liderança de um diretor de pastoral de uma instituição de ensino privada da região metropolitana de Lima
DOI:
https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1080Palavras-chave:
Liderança, diretores, papel da religião, organização escolar, papel do diretorResumo
Esta pesquisa apresenta a análise da liderança de um diretor de pastoral de uma instituição de ensino na região metropolitana de Lima. O estudo identifica e descreve as funções do diretor de pastoral de uma escola católica em relação ao planejamento, organização, direção e controle, com base em uma revisão dos instrumentos de gestão e nas entrevistas realizadas. Por outro lado, usando os estilos de liderança da gestão educacional, como transformacional, pedagógico, distribuído, participativo, gerencial, transacional, pretende-se descrever o estilo de liderança do diretor de pastoral a partir das percepções dos membros da Comunidade Educacional.
Downloads
Referências
Arnaiz, J. (2017). Ser para educar, educar para ser. PPC Editorial.
Barrios, S. (2011). Liderazgo y participación de los integrantes de la Pastoral Social en la Parroquia Santo Hermano Pedro del municipio de Chinautla, departamento de Guatemala durante el proceso del Ejercicio Profesional Supervisado -EPS. (Tesis de Licenciatura, Universidad de San Carlos).https://url2.cl/pqF4w
Borjas, F., Vera, L. (2008). Funciones gerenciales del director de las escuelas bolivarianas. Revista Negotium, 4 (11), 70-103. http://www.revistanegotium.org.ve/pdf/11/Art4.pdf
Carter, J. (2009). Transformational leadership and pastoral leader effectiveness. Pastoral Psychology, 58(3), 261-271. https://www.researchgate.net/publication/226030655_Transformational_Leadership_and_Pastoral_Leader_Effectiveness
Choque Fernández, J. (2015). Naturaleza y dimensionalidad de la relación de las variables estilo de liderazgo y desarrollo espiritual en los pastores adventistas en Lima metropolitana. Apuntes Universitarios. Revista de Investigación, 5 (2),197-212. https://apuntesuniversitarios.upeu.edu.pe/index.php/revapuntes/article/view/237
Compañía de María Marianistas Oficina de Educación. (2019). Plan Global de desarrollo de las obras educativas Marianistas del Perú 2019-2023. Ediciones Serral.
Contreras, A. & Molina, N. (2012). Docentes con función directiva en Liceos Bolivarianos como promotores de aprendizaje organizacional: necesidades de formación. Educación 21 (41), 101-125. http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/2901/2828
Contreras, B. (2009). Liderazgo directivo en la gestión escolar desde el enfoque político de la escuela. Revista Educación. 23 (34), 55-72. http://www.revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/1680/0
Flick, U. (2004). Introducción a la investigación cualitativa. Morata.
Gómez, R. (2014). El líder cristiano, no nace ni se hace: Dios lo hace. Revista Apuntes Universitarios. 4 (2). https://www.redalyc.org/pdf/4676/467646129008.pdf
Hallinger, P. & Heck, R. (2014). Liderazgo colaborativo y mejora escolar: Comprendiendo el impacto sobre la capacidad de la escuela y el aprendizaje de los estudiantes. Reice. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 12(4e), 71-88. http://www.redalyc.org/pdf/551/55131688004.pdf
Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill. http://observatorio.epacartagena.gov.co/wp-content/uploads/2017/08/metodologia-de-la-investigacion-sexta-edicion.compressed.pdf
Huamaní. G. (2019). La propuesta de la pastoral educativa en el Documento de la V Conferencia General del Episcopado Latinoamericano y de el Caribe “Aparecida” (Tesis de Licenciatura Universidad Católica Sedes Sapientiae). http://repositorio.ucss.edu.pe/handle/UCSS/592
Jaimes, R. (2016). Liderazgo pastoral transformacional y espiritual en la percepción de la pareja ministerial y el crecimiento cuantitativo de la iglesia adventista del séptimo día en Lima. (Tesis de maestría, Universidad Unión). https://repositorio.upeu.edu.pe/handle/UPEU/507
Martínez, Y. (2014). El liderazgo transformacional en una institución educativa pública. Revista Educación. 23 (44), 7-28. http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/8938
Merriam, S. (1988). Case study research in education: A qualitative approach. Jossey-Bass. https://url2.cl/Ucp8k
Peralta, Y., Olsen, C., Pezzi, L., Sanjurjo, N. (2016). Liderazgo transaccional y transformacional de voluntarios jóvenes y adultos del Mar del Plata. Revista Psicoperspectivas, 15 (3), 145-156. https://scielo.conicyt.cl/pdf/psicop/v15n3/art14.pdf
Pérez, J. (2002). Ecumenismo, sectas y nuevos movimientos religiosos. Ediciones Paulinas.
Rodríguez-Molina, G. (2011). Funciones y rasgos del liderazgo pedagógico en los centros de enseñanza. Revista Educación y educadores, 14 (2), 253-267. http://www.scielo.org.co/pdf/eded/v14n2/v14n2a02.pdf
Rowold, J. (2008). Effects of transactional and transformational leadership of pastors. Pastoral Psychology, 56, 403-411. https://url2.cl/dBUsI
Sammons, P., Gu, Q., Day, C.& Ko, J. (2010). Exploring the impact of school leadership on pupil outcomes. International Journal of Educational Management, 25 (1), 83-101. DOI: 10.1108/09513541111100134.
Stake, R. E. (1998). Investigación con estudio de casos. Ediciones Morata
Yin, R. (2009). Case study research: Design and methods (applied social research methods). Sage publications.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pablo Fernando Montalván Zúñiga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.