Percepções de integrantes da Comunidade Educativa sobre a liderança de um diretor de pastoral de uma instituição de ensino privada da região metropolitana de Lima

Autores

  • Pablo Fernando Montalván Zúñiga Pontificia Universidad Católica del Perú

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1080

Palavras-chave:

Liderança, diretores, papel da religião, organização escolar, papel do diretor

Resumo

Esta pesquisa apresenta a análise da liderança de um diretor de pastoral de uma instituição de ensino na região metropolitana de Lima. O estudo identifica e descreve as funções do diretor de pastoral de uma escola católica em relação ao planejamento, organização, direção e controle, com base em uma revisão dos instrumentos de gestão e nas entrevistas realizadas. Por outro lado, usando os estilos de liderança da gestão educacional, como transformacional, pedagógico, distribuído, participativo, gerencial, transacional, pretende-se descrever o estilo de liderança do diretor de pastoral a partir das percepções dos membros da Comunidade Educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pablo Fernando Montalván Zúñiga , Pontificia Universidad Católica del Perú

    Pablo Fernando Montalván Zúñiga es docente e investigador en educación, comunicaciones, música y tecnología. Magister en Educación con mención en Gestión Educativa por la Pontificia Universidad Católica del Perú.

Referências

Arnaiz, J. (2017). Ser para educar, educar para ser. PPC Editorial.

Barrios, S. (2011). Liderazgo y participación de los integrantes de la Pastoral Social en la Parroquia Santo Hermano Pedro del municipio de Chinautla, departamento de Guatemala durante el proceso del Ejercicio Profesional Supervisado -EPS. (Tesis de Licenciatura, Universidad de San Carlos).https://url2.cl/pqF4w

Borjas, F., Vera, L. (2008). Funciones gerenciales del director de las escuelas bolivarianas. Revista Negotium, 4 (11), 70-103. http://www.revistanegotium.org.ve/pdf/11/Art4.pdf

Carter, J. (2009). Transformational leadership and pastoral leader effectiveness. Pastoral Psychology, 58(3), 261-271. https://www.researchgate.net/publication/226030655_Transformational_Leadership_and_Pastoral_Leader_Effectiveness

Choque Fernández, J. (2015). Naturaleza y dimensionalidad de la relación de las variables estilo de liderazgo y desarrollo espiritual en los pastores adventistas en Lima metropolitana. Apuntes Universitarios. Revista de Investigación, 5 (2),197-212. https://apuntesuniversitarios.upeu.edu.pe/index.php/revapuntes/article/view/237

Compañía de María Marianistas Oficina de Educación. (2019). Plan Global de desarrollo de las obras educativas Marianistas del Perú 2019-2023. Ediciones Serral.

Contreras, A. & Molina, N. (2012). Docentes con función directiva en Liceos Bolivarianos como promotores de aprendizaje organizacional: necesidades de formación. Educación 21 (41), 101-125. http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/2901/2828

Contreras, B. (2009). Liderazgo directivo en la gestión escolar desde el enfoque político de la escuela. Revista Educación. 23 (34), 55-72. http://www.revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/1680/0

Flick, U. (2004). Introducción a la investigación cualitativa. Morata.

Gómez, R. (2014). El líder cristiano, no nace ni se hace: Dios lo hace. Revista Apuntes Universitarios. 4 (2). https://www.redalyc.org/pdf/4676/467646129008.pdf

Hallinger, P. & Heck, R. (2014). Liderazgo colaborativo y mejora escolar: Comprendiendo el impacto sobre la capacidad de la escuela y el aprendizaje de los estudiantes. Reice. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 12(4e), 71-88. http://www.redalyc.org/pdf/551/55131688004.pdf

Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill. http://observatorio.epacartagena.gov.co/wp-content/uploads/2017/08/metodologia-de-la-investigacion-sexta-edicion.compressed.pdf

Huamaní. G. (2019). La propuesta de la pastoral educativa en el Documento de la V Conferencia General del Episcopado Latinoamericano y de el Caribe “Aparecida” (Tesis de Licenciatura Universidad Católica Sedes Sapientiae). http://repositorio.ucss.edu.pe/handle/UCSS/592

Jaimes, R. (2016). Liderazgo pastoral transformacional y espiritual en la percepción de la pareja ministerial y el crecimiento cuantitativo de la iglesia adventista del séptimo día en Lima. (Tesis de maestría, Universidad Unión). https://repositorio.upeu.edu.pe/handle/UPEU/507

Martínez, Y. (2014). El liderazgo transformacional en una institución educativa pública. Revista Educación. 23 (44), 7-28. http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/8938

Merriam, S. (1988). Case study research in education: A qualitative approach. Jossey-Bass. https://url2.cl/Ucp8k

Peralta, Y., Olsen, C., Pezzi, L., Sanjurjo, N. (2016). Liderazgo transaccional y transformacional de voluntarios jóvenes y adultos del Mar del Plata. Revista Psicoperspectivas, 15 (3), 145-156. https://scielo.conicyt.cl/pdf/psicop/v15n3/art14.pdf

Pérez, J. (2002). Ecumenismo, sectas y nuevos movimientos religiosos. Ediciones Paulinas.

Rodríguez-Molina, G. (2011). Funciones y rasgos del liderazgo pedagógico en los centros de enseñanza. Revista Educación y educadores, 14 (2), 253-267. http://www.scielo.org.co/pdf/eded/v14n2/v14n2a02.pdf

Rowold, J. (2008). Effects of transactional and transformational leadership of pastors. Pastoral Psychology, 56, 403-411. https://url2.cl/dBUsI

Sammons, P., Gu, Q., Day, C.& Ko, J. (2010). Exploring the impact of school leadership on pupil outcomes. International Journal of Educational Management, 25 (1), 83-101. DOI: 10.1108/09513541111100134.

Stake, R. E. (1998). Investigación con estudio de casos. Ediciones Morata

Yin, R. (2009). Case study research: Design and methods (applied social research methods). Sage publications.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Percepções de integrantes da Comunidade Educativa sobre a liderança de um diretor de pastoral de uma instituição de ensino privada da região metropolitana de Lima. (2022). Horizonte De La Ciencia, 12(22), 203-218. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.22.1080