Ser mulher e aprender matemática em tempo de covid

Autores

  • Helen Rocío Olivares Chávez Universidad Nacional del Centro del Perú

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.alboradaciencia.2021.1.980

Palavras-chave:

Aprendizado, Matemática, Mulher, Resolução de Problemas, COVID – 19

Resumo

O presente artigo está fundado no método qualitativo fenomenológico feminista educativo, que compreende as vivencias femininas reais e sentidas pelas mulheres, ao observar desde abaixo no aprendizado matemático feminino em tempo de COVID – 19. Para mitigar a desigualdade entre homens e mulheres no aprendizado matemático, necessitamos utilizar os procedimentos para resolver problemas matemáticos nas dificuldades cotidianas femininas com o propósito de pensar de forma lógica, se utilizou a técnica da entrevista semiestruturada, dando uma solução adequada e oportuna, expandindo.

Referências

González, J. (2000). Políticas públicas en material de género y educación: análisis del caso mexicano. En: Construyendo la diversidad de nuevas orientaciones en género y educación. México. Porrúa.

Herrero, R. (2010). La imagen de la mujer en la prensa entre 1910 -1915 y 2000 – 2005: Estudio comparado. Tesis Doctoral. Recuperado de https://eprints.ucm.es/11025/1/T32151.pdf. Universidad Complutense de Madrid. Madrid.

Martínez, M. (2004). Ciencia y Arte en la Metodología Cualitativa. Recuperado de https://www.academia.edu/29811850/Ciencia_y_Arte_en_La_Metodologia_Cualitativa_Martinez_Miguelez_PDF. México: Trillas.

Ruiz, Y. (2011). Aprendizaje de la matemática. Revista digital para profesionales de la educación. Federación de enseñanza. Andalucía – España.

Silva, E. (1984). Situación laboral, legal y política de la mujer peruana. Presentado al VII Congreso Nacional de Enfermería. Lima.

Suarez, C. (2008). Historia del mundo feminista. Oviedo. Instituto Asturiano de administración pública “Adolfo Posada”.

Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

Artículos Científicos

Como Citar

Ser mulher e aprender matemática em tempo de covid. (2021). Alborada De La Ciencia, 1(1), 47-54. https://doi.org/10.26490/uncp.alboradaciencia.2021.1.980