Coerência interna dos desenhos curriculares da educação inicial na América Latina em relação à sua abordagem à aprendizagem

Autores

  • Marcos Antonio Requena Arellano Universidad Siglo 21, Argentina
  • Ivvanova De Jesús Dávila Padrón Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela

DOI:

https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.775

Palavras-chave:

Currículo pré-escolar, desenho curricular, avaliação curricular, pesquisa curricular, teorias da aprendizagem

Resumo

Apresenta-se uma análise da coerência interna dos desenhos curriculares da Educação Inicial dos nove países sul-americanos de língua espanhola em relação à sua abordagem de aprendizagem. Prévio à análise, destaca-se o conceito de currículo e consistência interna no qual se baseia; Da mesma forma, expõe-se a classificação atribuída dos enfoques da aprendizagem, que distingue três fundamentais: comportamentalismo, cognitivismo e construtivismo. Foi aplicado um método misto (qualiquantitativo) com desenho sequencial. São utilizados dois instrumentos e duas escalas. Resultados: a) Cinco desenhos curriculares explicam sua abordagem de aprendizagem; b) desses cinco documentos, três são altamente consistentes com essa abordagem e dois são de mediana consistência; c) dos quatro desenhos curriculares que não explicam claramente  algum enfoque da aprendizagem, três contêm evidências de três enfoques e o quarto documento contém evidências de dois enfoques; d) dois desses quatro documentos apresentam alta coerência, e os outros dois têm baixa coerência. Conclui-se que a coerência curricular, em relação com o enfoque da aprendizagem referencial, é apresentada de forma diferente nos diferentes desenhos curriculares do conjunto estudado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Antonio Requena Arellano, Universidad Siglo 21, Argentina

    Doctor en Educación y Magister en Psicología Cognitiva por la Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela. Licenciado en Filosofía por la Universidad Central de Venezuela. Atención de investigación centrada en formación docente, educación basada en competencias, educación digital, procesos de aprendizaje y autorregulación académica. Coordinador de investigación del área de Ciencias Humanas y Sociales de la Universidad Siglo 21, Argentina. Profesor a distancia del Doctorado en Educación y Maestría en Procesos de Aprendizaje de la Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela.

  • Ivvanova De Jesús Dávila Padrón, Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela

    Magister en Educación - mención Procesos de Aprendizajes y Licenciada en Educación, por la Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela. Línea de investigación centrada en diseño curricular de educación inicial y procesos de aprendizajes y enseñanza en dicho nivel. Directora de Jardín Maternal e Inicial “I love My Kinder”, Montevideo – Uruguay.

Referências

Arancibia, E. Blanco, R. y Avilés, M. (2004). Aprendiendo de las experiencias. Reforma Curricular de la Educación Parvularia. [Versión digital] Santiago: Trineo. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001367/136727s.pdf

Badilla, E. (2009). Diseño Curricular: de la integración a la complejidad. Actualidades educativas en investigación, 9(2), 1-13. Recuperado de http://bit.ly/2zgnXLu

Blanco, M. (2005). La Educación de calidad para todos empieza en la primera infancia. Consideraciones para el desarrollo de políticas educativas. Enfoques Educacionales, 7(1), 11-33. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1458739

Cáceres, P. (2003). Análisis cualitativo de contenido: una alternativa metodológica alcanzable. Psicoperspectivas, 2, 53-82. Recuperado de http://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/viewFile/3/3

Cadena, C. G., & Saucedo, L. C. (2016). A hundred years away (1913-2013) from the beginning fo watsonian behaviorisim. Revista Interamericana De Psicología, 50(2), 265-274. https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v50i2.102

Carretero, M. (2009). Constructivismo y Educación. Buenos Aires: Editorial Paidós.

Casanova, M. (2012). El Diseño Curricular como factor de calidad educativa. Revista Iberoamericana sobre calidad, eficacia y cambio educación, 10(4), 6-20. Recuperado de http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num4/art1.htm

Castañeda, M., Castro, F. & Mena, C. (2012). Instrumentos para evaluar el currículum formal en carreras pedagógicas. Panorama, 6 (10), 71-85 Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4780122

Cormack, M. (2004). Estrategias de Aprendizaje y de Enseñanza en la Educación del menor de 6 años. Acción pedagógica, 13(2). Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2970397

Edmonds, W. & Kennedy, T. (2013). An Applied Reference Guide to Research Designs. Quantitative, Qualitative, and Mixed Methods. Los Angeles: SAGE.

Ertmer, P. & Newby, T. (2013). Behaviorism, Cognitivism, Constructivism: Comparing Critical Features from an instructional design. Perspective Performance Improvement Quarterly, 26(2), 43-71. https://doi.org/10.1002/piq.21143

Escobar, J. & Cuervo, A. (2008). Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances en Psicometría, 8, 27-36. Recuperado de

http://www.humanas.unal.edu.co/psicometria/revista/volumenes/volumen-6/

Falabella, A., Cortázar, A., Godoy, F., González, M. P., & Romo, F. (2018). Sistemas de aseguramiento de la calidad en Educación Inicial: Lecciones desde la experiencia internacional. Gestión y Política Pública, 27(2), 309–340. Recuperado de http://www.gestionypoliticapublica.cide.edu/ojscide/index.php/gypp/article/view/469

Freire, J., Páez, M., Núñez, M., Narváez, M. & Infante, R. (2018). El diseño curricular, una herramienta para el logro educativo. Revista de Comunicación de la SEECI, 22(45), 75-86. https://doi.org/10.15198/seeci.2018.45.75-86

Guerrero, T. & Flores H. (2009). Teorías del aprendizaje y la instrucción en el diseño de materiales didácticos informáticos. Educere, 13(45), 317-329. Recuperado de http://www.saber.ula.ve/handle/123456789/29266

Gutiérrez Ruiz, K. (2015). Perfil agentivo de estudiantes con bajo rendimiento académico: estrategias cognitivas y de control del aprendizaje, autoeficacia académica y motivación. Informes Psicológicos, 15(1), 63-81. http://dx.doi.org/10.18566/infpsicv15n1a04

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2010). Metodología de la Investigación. 5ta. Edición. Ciudad de México: Mc Graw Hill.

Hernández, G. (2002). Paradigmas en psicología de la educación. Ciudad de México: Paidós.

Inciarte, A. y Canquiz, L. (2001). Análisis de la Consistencia Interna del Currículo. Informe de Investigaciones, 15(1 y 2), 79-90. Recuperado de http://biblo.una.edu.ve/ojs/index.php/IIE/article/viewFile/128/119

Jiménez, L. (2008). Enfoque curricular centrado en la persona. Revista Educación, 32 (1), 63-76. Recuperado de https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/educacion/article/view/524

Koumakhov, R., & Daoud, A. (2017). Routine and reflexivity: Simonian cognitivism vs practice approach. Industrial & Corporate Change, 26(4), 727-743. https://doi.org/10.1093/icc/dtw048

Luzón Trujillo, A. & Montes Moreno, S. (2018). Perspectiva histórica de la formación inicial del profesorado de Educación Infantil y Primaria en España. Una tarea inacabada. Historia Caribe, 13(33), 121–152. https://doi.org/10.15648/hc.33.2018.6

Manterola, C. (2012). Currículo. Qué y cómo enseñar. Caracas: Editorial Laboratorio Educativo.

Martínez Carpio, H. E. (2013). El enfoque por competencias desde la perspectiva del desarrollo humano. Aspectos básicos y diseño curricular. Avances En Psicología, 21(1), 9–22. Recuperado de http://revistas.unife.edu.pe/index.php/avancesenpsicologia/article/view/302

Marugán, M., Martín, L. J., Catalina, J., & Román, J. M. (2013). Estrategias cognitivas de elaboración y naturaleza de los contenidos en estudiantes universitarios. Psicologia Educativa, 19(1), 13-20. https://doi.org/10.5093/ed2013a3

Mata, Y. (2015). Procedimiento para la evaluación de la pertinencia interna y externa de un currículo en Venezuela. Educ@ción en Contexto, 1(1), 57-77. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6296655

Ministerio de Educación de Bolivia. (2012). Diseño Curricular para el Nivel de Educación Inicial. La Paz: Autor. Bolivia. Recuperado de http://magisteriodebolivia.blogspot.com.uy/p/blog-page.html

Ministerio de Educación de Colombia. (2017). Bases Curriculares para la Educación Inicial y Preescolar. Bogotá: Autor. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-341880_recurso_1.pdf

Ministerio de Educación de Chile. (2018). Bases Curriculares de la Educación Parvularia. Santiago de Chile: Autor. Recuperado de https://parvularia.mineduc.cl/equipo-de-aula/curriculum/

Ministerio de Educación de Ecuador. (2014). Currículo de Educación Inicial. Quito: Autor. Recuperado de: https://educacion.gob.ec/oferta-educativas/

Ministerio de Educación y Cultura de Paraguay. (2005). Marco Curricular de la Educación Inicial. Asunción: Autor. Recuperado de https://www.mec.gov.py/cms/?ref=294976-publicaciones-de-educacion-inicial

Ministerio de Educación de Perú. (2005). Currículo Nacional de la Educación Básica. Lima: Autor. Recuperado de http://www.minedu.gob.pe/curriculo/

Ministerio de Educación y Cultura de Uruguay. (2014). Marco Curricular para la atención y educación de niñas y niños uruguayos desde el nacimiento a los seis años. Montevideo: Autor. Recuperado de https://mcrn.anep.edu.uy/node/31

Ministerio del Poder Popular para la Educación de Venezuela. (2013). Guía pedagógica-didáctica Educación Inicial Etapa Preescolar. Caracas: Autor. Recuperado de https://www.guao.org/biblioteca/educacion_inicial_guia_pedagogica_didactica_etapa_preescolar

Poggioli, L. (1997). Estrategias cognoscitivas: una perspectiva teórica. Serie Enseñando a aprender. Caracas: Fundación Polar.

Salas Perea, R. S. (2016). ¿El rediseño curricular sin evaluación curricular es científico? Revista Cubana de Educación Médica Superior, 30(2), 170–180. Recuperado de https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/contenido.cgi?IDPUBLICACION=6713

Sánchez, G. Á. (2015). Metodología para el diseño curricular en los Programas Nacionales de Formación (PNF). Espacio Abierto. Cuaderno Venezolano de Sociología, 24(4), 129–150. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12243813007

Secretaría de Educación de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina (2000). Diseño Curricular para la Educación Inicial. Marco General. Buenos Aires: Autor. Recuperado de: http://www.buenosaires.gob.ar/educacion/docentes/curriculum/nivel-inicial/disenos-curriculares

Serrano, J. M. y Pons, R. M. (2011). El constructivismo hoy: enfoques constructivistas en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 13(1). Recuperado de http://redie.uabc.mx/vol13no1/contenido-serranopons.html

Schunk, D. (2012). Teorías del aprendizaje. Una perspectiva educativa. 6ta Edición. Ciudad de México: Pearson Educación.

Terigi, F. (2002). Análisis comparativo de los currículos Iberoamericanos: procesos, condiciones y tensiones que debemos considerar. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. Documento presentado en el IV Encuentro Internacional de Educación Inicial y Preescolar “El Currículo y los retos del nuevo milenio”, La Habana, Cuba. Recuperado de http://www.oei.es/inicial/articulos/

Unicef (1989). Convención sobre los derechos del niño. Madrid: Autor. Recuperado de https://www.un.org/es/events/childrenday/pdf/derechos.pdf

Unicef (1990) First Call for Children: World Declaration and Plan of Action from the World Summit for Children. New York: Autor. Recuperado de

https://www.unicef.org/spanish/about/history/index_worldsummit.html

Valdez,F. (2012). Teorías educativas y su relación con las tecnologías de la información y de la comunicación (TIC). En XVII Congreso de Administración, Contaduría e Informática. Congreso llevado a cabo en Ciudad Universitaria, México, D.F. Recuperado de http://congreso.investiga.fca.unam.mx/docs/xvii/docs/L13.pdf

WCEFA (1990). Declaración Mundial sobre Educación para Todos y Marco de Acción para Satisfacer las Necesidades Básicas de Aprendizaje. Jomtien: Autor. Rescatado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127583_spa

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Investigación en Educación

Como Citar

Coerência interna dos desenhos curriculares da educação inicial na América Latina em relação à sua abordagem à aprendizagem. (2021). Horizonte De La Ciencia, 11(20), 161-176. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.20.775